Em âmbito nacional, a retração apresentada no mês foi de menos 1,5%
As vendas do comércio de material de construção caíram em maio passado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado de São Paulo, a retração foi de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2023. Em âmbito nacional foi de menos 1,5%.
Já no acumulado de janeiro a maio, o indicador apontou crescimento de 3,0% na economia paulista e de 1,6% no país. “Com as tímidas reduções das vendas em maio, a trajetória da taxa acumulada em 12 meses voltou a piorar, ainda que também de forma diminuta”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos.
Agora esse percentual está em menos 0,7%, um pouco mais alto do que em comparação aos doze meses encerrados em abril, quando a taxa ficou em -0,4%. “Ainda que não sejam bons, os números de maio nos parecem mais ‘normais’ do ponto de vista de magnitude, principalmente quando o comparamos ao cenário de abril”, finaliza Jaime.
Em sua opinião, o cenário tende até a voltar a ser de recuperação, frente inclusive aos bons resultados no ano de vitais condicionantes do consumo das famílias no país: emprego, renda e crédito. “No entanto, a tendência é continuarmos com variações mais comportadas”.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário