quinta-feira, 31 de agosto de 2017

INMETRO PROÍBE COMERCIALIZAÇÃO DE LÂMPADA LED DA OUROLUX

A decisão foi tomada após o recebimento de denúncia e investigação

O  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Divisão de Vigilância de Mercado (Diretoria de Avaliação da Conformidade), anunciu na última segunda-feira, 29,  a suspensão cautelar do registro (002638/2016) e a fabricação e comercialização da lâmpada led Superled Ouro 9w, da empresa Ourolux, em todo o território nacional.


A decisão foi tomada após o recebimento de denúncia e o órgão deflagrar uma investigação que averiguou e comprovou, segundo ensaio de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), a ocorrência de perturbações eletromagnéticas radiadas encontradas na faixa de 30 MHz a 300MHz.

Segundo a avaliação do teste, a existência de tais perturbações pode ocasionar interferências no funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em situações extremas, podem ocorrer a queima desses aparelhos ou curtos-circuitos na rede elétrica doméstica. O Instituto orienta, ainda, os consumidores que possuem esses modelos de lâmpadas a deixarem de utilizá-los imediatamente e entrarem em contato com a empresa.

O Inmetro também acionou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro e orientou que sejam realizadas ações de fiscalização com o objetivo de determinar se a proibição de fabricação e comercialização está sendo cumprida. Além disso, comunicou o caso à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para que adote as medidas cabíveis.

Ourolux 

Em nota, a empresa Ourolux esclarece que "reconhece a importância do trabalho do Inmetro para a segurança do consumidor e tem nesse instituto um aliado em nossa busca constante por qualidade. Essa filosofia nos conferiu, entre outros reconhecimentos, a Certificação ISO 9001. Nesse sentido, realizamos anteriormente 3 testes com laboratórios formalmente certificados pelo Inmetro com o mesmo produto. Todos os testes apontaram que a lâmpada Superled Ouro 9w, estava em conformidade com as especificações do órgão”.

Com Inmetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário