terça-feira, 14 de janeiro de 2025

VENDAS DE CIMENTO TÊM ALTA EM DEZEMBRO E FECHAM 2024 COM UM CRESCIMENTO DE 3,9%

Foram 2,4 milhões de toneladas comercializadas a mais sobre 2023

As vendas de cimento em dezembro somaram 4,7 milhões de toneladas, mostrando um crescimento de 2,8% em relação ao mesmo mês de 2023, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic). 

Com esse resultado, o setor terminou o ano passado com um total de 64,7 milhões de toneladas de cimento vendidas, o que representa um aumento de 3,9%, ou 2,4 milhões de toneladas comercializadas a mais sobre o ano anterior. 

Segundo o Snic, a atividade voltou a crescer após registrar quedas anuais consecutivas, de 2,8% em 2022 e de 0,89%, em 2023. O resultado ainda recupera as perdas dos últimos dois anos, mas ainda se coloca longe do consumo recorde de 2014, que foi de 73 milhões de toneladas.

O desempenho positivo é atribuído a melhora continua do mercado de trabalho e renda da população, com a massa salarial atingindo o recorde da série histórica. Além disso, o aquecimento do mercado imobiliário, importante indutor no consumo de cimento, seguiu em expansão a partir do segundo trimestre.

Porém, apesar da demanda aquecida da construção civil, o setor enfrentou um aumento nos custos com mão de obra aliado às taxas de juros, endividamento e alta inadimplência. “O desempenho da indústria brasileira do cimento em 2024 veio em linha com as projeções do Snic, que apontavam o aquecimento do mercado imobiliário, principalmente pela retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e obras de infraestrutura de transporte”, diz Paulo Camillo Penna, presidente da entidade.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário