terça-feira, 3 de dezembro de 2019

MERCADO DE TRABALHO NO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO MOSTRA SALDO NEGATIVO EM OUTUBRO

Primeiros dez meses de 2019 mostram evolução de 1,6 mil vagas formais

O mercado de trabalho no varejo de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), registrou saldo negativo em outubro, com o corte de 12 vagas. O levantamento interrompeu três meses consecutivos de desempenhos favoráveis do setor. Foram 2.397 admissões e 2.409 desligamentos.


Para o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), ainda que sinais inversos, este resultado é similar ao aferido no mesmo mês do ano passado, quando houve acréscimo de três vagas no mercado de trabalho citado.

Assim, os dados acumulados dos primeiros dez meses de 2019 mostram uma evolução de 1,6 mil vagas formais no varejo de materiais de construção da RMSP. Os destaques estão nas lojas varejistas de ferragens, madeira e materiais de construção, com 1.395 novos empregos formais. Em doze meses, de novembro de 2018 a outubro de 2019 há geração de pouco mais de 1 mil vagas, com destaque para a mesma atividade.

“O arrefecimento recente do mercado de trabalho do varejo de tintas, vidros e materiais de construção da RMSP em outubro era esperado. Ocorre não apenas término de contratos de trabalho com prazo determinado, mas a tendência de um direcionamento da demanda para bens de consumo não duráveis, puxados pelos alimentícios, vestuário, calçados e acessórios”, finaliza Jaime.

www.sincomavi.com.br

Com portal Sincomavi

PROGRAMA RECICLUS INSTALA 49 PONTOS DE COLETA E DESTINAÇÃO EM NOVE MUNICÍPIOS DA BAIXA SANTISTA (SP)

Entidade financia o processo, coleta e ainda descontamina os resíduos

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes, que possuem componentes que demandam um fluxo específico nesse trabalho, o programa da Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus) disponibiliza na Baixa Santista, litoral de São Paulo, um total de 49 pontos de coleta em nove cidades.


Assim, os consumidores domésticos podem procurar o posto de coleta na cidade de Bertioga e também os seis de Cubatão, seis no Guarujá, três em Itanhaém, três em Mongaguá, três em Peruíbe, sete em Praia Grande, treze em Santos e outros seis em São Vicente. Para saber o endereço completo de cada um deles, basta acessar AQUI.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico. Ao todo, a Reciclus já deu destinação correta a 11,5 toneladas de lâmpadas na Baixada Santista, totalizando 78.907 unidades.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.  A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

www.reciclus.org.br

ABIMAD CHEGA À SUA 29ª EDIÇÃO FOCANDO O SEGMENTO DE MÓVEIS E ACESSÓRIOS DE ALTO PADRÃO

Serão mais de 160 expositores, distribuídos em uma área de 30 mil m²

Atenta às oportunidades que incluem o segmento de móveis e acessórios de alto padrão, a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad) anuncia o lançamento da Abimad’29, feira de móveis e acessórios de alta decoração também focada em negócios. O evento acontece entre os dias 04 e 07 de fevereiro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).


A Abimad’29, que deve receber mais de 20 mil visitantes, reunirá nomes da indústria do mobiliário, acessórios e artigos de decoração para apresentar as novidades e as principais tendências do mercado para um público composto por lojistas e compradores do Brasil e do exterior. Serão mais de 160 expositores, distribuídos em uma área de 30 mil m².

“Vamos promover o cenário ideal para nossos expositores e visitantes fomentarem negócios, tendo a alta decoração como produto principal. A Abimad é uma feira consolidada, com 16 anos de história, e em 2020 teremos um evento ainda mais focado na excelência dos resultados”, explica Michel Otte, presidente da entidade.

Na edição de 2020 a associação dará continuidade ao acordo de parceria e cooperação com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) para a realização das rodadas de negócios do Projeto Comprador, promovido pelo programa Brazilian Furniture, da própria associação, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Além disso, a feira irá realizar suas tradicionais rodadas de negócios internacionais, que contarão com a participação de 54 empresas exportadoras que patrocinarão a vinda dos importadores como convidados VIP. “As duas inciativas são ferramentas importantes para aproximarmos os fornecedores dos principais compradores internacionais”, conclui Michel.

www.abimad.com.br

PRODUTOS DA SOPRANO JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA BIM

O sistema utilizado por profissionais é tendência na construção civil

Aproveitando que a plataforma BIM é cada vez mais utilizada por profissionais da área da construção civil, a Soprano passa a disponibilizar os seus produtos por meio desse sistema, que é referência em tecnologia e inovação na área de projetos. A iniciativa da empresa acontece por meio de uma parceria com a AltoQI.


Vale destacar que na plataforma BIM é possível integrar as informações ao projeto elétrico. Anteriormente, com o sistema CAD, os cálculos eram realizados em planilhas anexas para posterior desenho. Agora, isso é possível no próprio software do projeto, realizar os cálculos, além de, ao final do projeto, ser disponibilizado a relação de material com os quantitativos totais.

Por conta disso, a Soprano permite que os projetistas especifiquem os itens da marca nas construções. Depois que um produto da empresa é citado em algum projeto, o pedido de cotação do produto automaticamente é realizado para o setor de compras.

Para os interessados, os produtos da Soprano que estão na plataforma são os quadros de distribuição e acessórios, minidisjuntores, dispositivos de proteção contra surtos (DPS), interruptores diferenciais residuais (DR), quadros e acessórios e, na versão dois, já conta com as lâmpadas Led e interruptores e tomadas.

www.soprano.com.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

VENDAS NO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CAEM 2% EM NOVEMBRO

Percentual ficou estável na comparação com o mesmo período em 2018.

 A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) anunciou nesta segunda-feira, 02, que as vendas no varejo do setor caíram 2% em novembro, mantendo-se estáveis na comparação com o mesmo mês do ano passado.


Os números constam na Pesquisa Tracking, da entidade, que ouviu 530 lojistas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 do mês passado. Ela ainda mostra que, no acumulado do ano, houve um crescimento de 4% e, nos últimos doze meses, 5%.

"As expectativas para este mês eram baixas mas a Black Friday fez com que o volume negociado não fosse tão pequeno”, diz o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. Segundo ele, em regiões como a Nordeste, por exemplo, as vendas cresceram 5%. Já na Sul, 1%. Porém, a retração foi observada nas outras três regiões: Norte (14%), Centro Oeste (10%) e Sudeste (7%).

A expectativa para dezembro continua positiva entre os lojistas e 45% deles acreditam que o varejo de material de construção terá um bom desempenho. A previsão da entidade é que o setor cresça 5% com relação a 2018.

“Nesta época, em que as famílias já se preparam para comemorar as festas de fim de ano, as vendas de tintas sempre têm resultados positivos e, em Novembro, cresceram 6%. Os revestimentos cerâmicos e as telhas de fibrocimento cresceram 1% em relação a Outubro”, afirma Conz.

Black Friday

No setor de material de construção, 35% dos lojistas entrevistados realizaram uma ação especial para a Black Friday. No caso do Brasil, 78% criaram promoções.

“Para a maioria deles, 94%, os resultados foram positivos”, informa Conz. Ele informa que o varejo de material de construção está no caminho certo mas busca um amadurecimento, já que apenas 34% investiram em divulgação para a ocasião.

IRWIN TEM NOVAS BROCAS PARA METAIS

As peças oferecem precisão e mais agilidade nos trabalhos de perfuração

A Irwin Ferramentas lança uma nova geração de brocas para perfuração de metais. Os modelos Fast são indicados para profissionais experientes e apresentam a afiação cruzada da ponta tipo Split Point, que permite a autocentragem no início do furo, aumentando a precisão e a velocidade da perfuração.


Quando comparada à afiação padrão, as peças permitem uma velocidade inicial duas vezes maior e a realização de quatro vezes mais furos. Com geometria exclusiva, as novas brocas Fast, da Irwin, permitem rápida dispersão do calor com menor geração de rebarbas na saída do furo.

www.irwin.com.br

ROCA BRASIL CERÁMICA ANUNCIA MUDANÇAS EM SUA GESTÃO

Com as alterações, a nova diretoria assume o comando no início de 2020

A Roca Brasil Cerámica, que reúne as marcas Roca e Incepa, anuncia uma nova fase em sua gestão. Após 41 anos na empresa, o Managing Director Celso Cavalli se aposenta, deixando a sua posição. A partir de agora, o executivo se prepara para, em 2020, atuar como consultor industrial para o grupo Roca.


Cavalli integrou-se à empresa em 1978, coordenou a implantação da fábrica de São Mateus do Sul (PR), em 1989, e foi o primeiro gerente industrial da unidade até 1992. Nos cinco anos seguintes, atuou na Laufen Ceramic Tile, também do grupo Roca, em Oklahoma (EUA). Ao retornar ao Brasil, em 1998, atuou como diretor industrial e, desde outubro de 2007, atuava como Managing Director.

A posição de Managing Director passará a ser ocupada no dia 1º de Janeiro de 2020 por Bruno Borer (foto), atual diretor Comercial da Roca Brasil Cerámica. Borer iniciou sua carreira na empresa em 1989 e, durante as três décadas, assumiu posições de nível gerencial e diretoria. O cargo de diretor Comercial, por sua vez, passará para Sérgio Wuaden, atual gerente de Relacionamento com o Cliente.

www.rocaceramica.com.br

SOPRANO LANÇA FECHADURA DIGITAL PARA MÓVEIS ABERTA COM CARTÃO

A novidade pode ser instalada em gavetas e portas de madeira ou aço

A Soprano já comercializa a nova fechadura digital para móveis com abertura por cartão. A novidade, que pode ser instalada em gavetas e portas de madeira ou material metálico (aço), conta com um painel digital de aproximação e tem funcionamento alimentado por quatro pilhas 2AA.


O produto registra baixo consumo de energia, com durabilidade média de 10 mil acionamentos. Além disso, quando a bateria estiver fraca, um alerta sonoro é emitido e o painel também aponta um aviso. A fechadura possui ainda uma entrada micro USB para alimentação em caso de emergência. Possui a capacidade máxima de três cartões de usuário simultâneos para acesso e um para programação.

Com fácil e rápida instalação, o modelo é indicado para ambientes internos. Vale destacar, ainda, que os cartões cadastrados não são perdidos após a troca das pilhas e que ao tentar acessar a gaveta ou a porta com um cartão incorreto, um aviso sonoro é emitido depois de quatro tentativas inválidas. Já o fechamento automático da lingueta ocorre após cinco segundos.

www.soprano.com.br

TONS TERROSOS E AZULEJARIA MARROQUINA INSPIRAM O REVESTIMENTO DECORTILES MARRAKESH

Produto é uma das tendências apresentadas na última edição da Cersaie

A azulejaria marroquina, o Zelligue, com seus tons terrosos, serviu de inspiração para a coleção Marrakesh, da Decortiles, com peças de 15x15cm. São 40 faces diferentes em cada tonalidade. As cores Green, Blue, Terracotta, Rose, Off White e Dark estão disponíveis para decorar cozinhas e áreas gourmet, além de banheiros, áreas internas e piscinas.


O revestimento é uma das tendências apresentadas na última Cersaie, feira internacional voltada aos revestimentos cerâmicos e outras superfícies. “Participamos da Cersaie há 30 anos e ficamos lisonjeados de identificar muitos produtos do nosso portfólio nas tendências apresentadas no maior evento do segmento", diz Eduardo Boselo, coordenador de Produto da empresa.

www.decortiles.com

DIVULGADOS OS PROJETOS SELECIONADOS NO 2º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Foram 133 inscrições de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal

O Instituto Tomie Ohtake anunciou os 15 projetos selecionados pelo 2º prêmio de design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, que é voltado a propostas diversas relacionadas a produto, mobiliário, moda, interiores, arquitetura, web, gráfico, serviço, entre outros segmentos, e que sugeriu o tema Circular.


Dedicada a estudantes universitários e recém-formados de todo o Brasil e de qualquer área, a premiação registrou 133 inscrições provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Os selecionados receberão R$ 5.000,00 para desenvolvimento do protótipo que será exposto a partir de 26 de março de 2020, no instituto Tomie Ohtake.

Na abertura da mostra, serão anunciados os três premiados que receberão bolsas de estudo em cursos livres de design no exterior. O júri é composto por Guilherme Falcão, Indaia Militão, Luís Antônio Jorge, Luiza Crosman, Pedro Moraes, Priscyla Gomes e Rodrigo Ohtake.

Vale destacar que o prêmio de design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem uma proposta que abdica de categorias de premiação e propõe a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários. A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a estudantes de design. Veja os selecionados:

Aplicativo Composto (Web)

Maria Eduarda Iranaga - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Arrudeio (Gráfico)

Maria Beatriz Mendonça de Oliveira - Universidade Tiradentes - SE (Unit)

Banco de Resíduos Têxteis (Serviço)

Brunna Gonçalves Ramos - Universidade Estadual de Londrina (UL)

Binder – Resumos e Mapas Mentais (Educação)

Pedro Henrique Santana Castro - Universidade Salvador (Unifacs)

Do Cangaço ao Skate: um possível diálogo estético (Moda)

Carlos Eduardo de Castro Cruz - Faculdade Santa Marcelina (SP)

Espaço Nômade (Arquitetura)

Giovani Lemos Damasio - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Hortas Verticais, Horizontais e Cooperativa aplicadas em conjunto habitacional popular (Arquitetura)

Gabriela Chiappa da Rosa - Universidade Franciscana/Santa Maria-RS (UFN)

Luminária Ó (Produto)

Clara Acioli - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Remonta (Moda)

Bruno Alves e Gabriela Padua - Escola Superior De Administração, Marketing e Comunicação/Uberlândia-MG (Esamac)

Remonta - Estudo de abrigo efêmero emergencial (Arquitetura)

Julia Lins Silva Dutra e Maria de Castro Viana - Universidade Federal de Pernambuco (UFP)

Shellpod - Uma Visão Crítica da Habitação Emergencial (Arquitetura)

Leonardo Zanatta - Universidade de Passo Fundo (UPF)

Um lugar para todas (Arquitetura)

Laura D Valdivieso e Marta Benito - Universidade de São Paulo (USP)

UP Lab (Arquitetura)

Natália Fernanda Vieira Zoilo, Mariana Rodrigues Fozzatti e Thiago de Paula Nardelli - Pontifícia Universidade Católica/Campinas-SP (PUC)

Voluta (Tecnologia)

Gabriela de Sá Garay Corrêa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

W.E.S - What eccentric specs! (Produto)

Helena Resende Ribas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

www.institutotomieohtake.org.br/premios