segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

VENDAS NO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CAEM 2% EM NOVEMBRO

Percentual ficou estável na comparação com o mesmo período em 2018.

 A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) anunciou nesta segunda-feira, 02, que as vendas no varejo do setor caíram 2% em novembro, mantendo-se estáveis na comparação com o mesmo mês do ano passado.


Os números constam na Pesquisa Tracking, da entidade, que ouviu 530 lojistas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 do mês passado. Ela ainda mostra que, no acumulado do ano, houve um crescimento de 4% e, nos últimos doze meses, 5%.

"As expectativas para este mês eram baixas mas a Black Friday fez com que o volume negociado não fosse tão pequeno”, diz o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. Segundo ele, em regiões como a Nordeste, por exemplo, as vendas cresceram 5%. Já na Sul, 1%. Porém, a retração foi observada nas outras três regiões: Norte (14%), Centro Oeste (10%) e Sudeste (7%).

A expectativa para dezembro continua positiva entre os lojistas e 45% deles acreditam que o varejo de material de construção terá um bom desempenho. A previsão da entidade é que o setor cresça 5% com relação a 2018.

“Nesta época, em que as famílias já se preparam para comemorar as festas de fim de ano, as vendas de tintas sempre têm resultados positivos e, em Novembro, cresceram 6%. Os revestimentos cerâmicos e as telhas de fibrocimento cresceram 1% em relação a Outubro”, afirma Conz.

Black Friday

No setor de material de construção, 35% dos lojistas entrevistados realizaram uma ação especial para a Black Friday. No caso do Brasil, 78% criaram promoções.

“Para a maioria deles, 94%, os resultados foram positivos”, informa Conz. Ele informa que o varejo de material de construção está no caminho certo mas busca um amadurecimento, já que apenas 34% investiram em divulgação para a ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário