domingo, 15 de dezembro de 2019

ÍNDICE ABRAMAT MOSTRA QUE INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CONTINUOU CRESCENDO EM NOVEMBRO

O estudo aponta um incremento de 1,3% no faturamento sobre outubro

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na última quinta-feira, 12, a nova edição do seu índice. A pesquisa reúne dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicadores elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) das variações mensais em faturamento e emprego da indústria de materiais de construção.


O Índice Abramat de novembro aponta um crescimento de 1,3% no faturamento das indústrias do segmento em relação a outubro. Já em comparação com novembro de 2018, observa-se uma alta de 4%. Já o faturamento acumulado desde janeiro registra uma alta de 2,1%. Os números positivos confirmam a expectativa apontada pela associação, de crescimento de 1,5% para 2019.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente da entidade, esse percentual pode ser ainda melhor se a média for mantida em dezembro. "Acredito que 2019 atinja um crescimento na ordem de 2%, ou seja, o dobro registrado em 2018. Alguns pontos, como a abertura de novos canais de comunicação com o governo nos auxiliaram no diálogo sobre os principais gargalos do setor", disse.

Em novembro, quem puxou o crescimento da indústria da construção foram os materiais de base. No mês, a segmentação obteve alta de 0,8% em comparação a outubro e 7,4% em comparação com novembro de 2018. O acumulado do ano registra alta de 3,4%.

Por sua vez, os materiais de acabamento registraram crescimento de 1,7% em relação ao mês anterior e uma leve retração, de 0,7% na comparação com novembro de 2018. O acumulado, de janeiro a novembro, está em 0,4%.

Em relação aos empregos nas indústrias do setor, novembro apresentou retração em números totais - de 0,3% em comparação com outubro e queda de 0,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Por fim, o acumulado do ano diminuiu 0,3% se comparado com o mesmo período de 2018.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário