quarta-feira, 21 de março de 2018

VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO COMEÇA O ANO GERANDO VAGAS

O segmento obteve um saldo positivo de 95 postos em janeiro de 2018

Depois de dois meses consecutivos com redução no número de vagas de emprego, o varejo de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) conseguiu recuperar parte das perdas. O segmento obteve um saldo positivo de 95 postos em janeiro, resultado de 2.168 admissões e 2.073 desligamentos.


Anteriormente, em novembro e dezembro do ano passado, foram cortados 1.087 vínculos de trabalho com carteira assinada, algo esperado para o período. Já em contraposição a janeiro do ano anterior, período no qual ocorreu um saldo favorável de 286 vagas, há claro arrefecimento do desempenho do setor.

Dentre os municípios que compõem a RMSP, a capital (+88 vagas) e Guarulhos (+35 vagas) contribuíram com o maior volume de vagas. Em doze meses, o município de São Paulo também liderou, agora pelo lado negativo, com -238 vagas com carteira assinada.

O setor varejista de ferragens, madeira e materiais de construção foi o único a contar com saldo positivo em janeiro na região, com 99 postos de trabalho. Em doze meses, de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018, o setor perdeu 465 vagas, sendo que somente o varejo de ferragens, madeira e materiais de construção contou com um recuo de 520 vínculos.

Para o economista Jaime Vasconcelos, do Departamento de Economia e Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), o nível de emprego formal do varejo de materiais de construção da RMSP ainda passa por um processo de estabilização.

“Por essa razão, é possível observar cada vez mais uma oscilação de saldos positivos e negativos, salvo os períodos de sazonalidade”, disse. Ele também lembra que o segmento se caracteriza por ser uma atividade dependente de crédito, confiança e espaço no orçamento, seja das famílias ou no portfólio de investimentos empresariais em geral.

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário