Ele foi o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão da empresa
Faleceu na tarde do último domingo, 26, no Recife (PE), de causas naturais, o empresário Cyro Ferreira da Costa, criador do grupo Ferreira Costa, que tem quatro unidades em Pernambuco - duas no Recife, uma em Caruaru e uma em Garanhuns -, além de lojas no Rio Grande do Norte, na Bahia, em Sergipe e na Paraíba, que juntas reúnem cerca de cinco mil funcionários.
Cyro era natural de Garanhuns (PE), tinha 92 anos e foi o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão adotados pela Ferreira Costa e também foi um pioneiro na adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, comerciais, adotadas bem antes do conceito de ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês) começar a ser difundido no Brasil.
Ele começou a organizar o grupo a partir de uma pequena loja de 300m², adotando ações de modernização, mas mantendo a tradição de comércio que se iniciou em 1884 com seu avô João Ferreira da Costa, que escolheu Garanhuns para se fixar após a construção da ferrovia que ligou a cidade ao Recife, no prolongamento do trecho da capital pernambucana a Catende.
Vale destacar que foi o pai de Cyro, João Ferreira da Costa Filho, quem começou a estruturar a loja de secos e molhados, ferramentas e artigos diversos num momento em que Garanhuns era conhecida pela produção agrícola e dinamismo econômico. Ele ainda entendia de contabilidade empresarial e em 1989, quando a loja de Garanhuns abriu, já no formato de home center, ela estava integralmente informatizada.
Veja a nota oficial do grupo pernambucano:
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Cyro Ferreira da Costa, hoje à tarde, em sua casa ao lado de sua família.
A dor é grande, mas fica a certeza de que ele deixou seu grande legado em vida.
O Grupo Ferreira Costa agradece a todos as mensagens de apoio nesse momento de luto".
Com portais Jornal do Commercio (PE) e G1-Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário