segunda-feira, 17 de julho de 2017

LÂMPADAS LED SEM CERTIFICAÇÃO DO INMETRO JÁ TÊM VENDA PROIBIDA

Abilumi orienta consumidor a verificar itens informativos nas embalagens

A partir desta segunda-feira, 17, termina o prazo para a comercialização no Brasil, por atacadistas e varejistas, de lâmpadas led (das que podem ser ligadas direto na rede elétrica) sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta que as mesmas estão em conformidade com padrões os específicos de segurança, desempenho e qualidade estipulados. Para os cadastrados como MPE, a data final é 17 de janeiro de 2018.


A intenção é expurgar do comércio importadores e fabricantes que comercializem lâmpadas baratas, com baixa qualidade, não só em termos de desempenho, como de segurança. Por isso, a Associação Brasileira dos Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) orienta o consumidor a verificar os seguintes itens na embalagem:

- Nome do fabricante, CNPJ e telefone do SAC.
- Selo do Inmetro.
- Potência em Watts.
- Fluxo luminoso em lúmens.
- Eficiência luminosa em lúmens por Watt.
- Etiqueta que contenha, na parte de segurança, um número de registro.
- Informações obrigatoriamente em português.

Segundo o engenheiro elétrico e assessor técnico da Abilumi, Rubens Rosado, com o mercado desregulamentado, consumidores que se preocupam apenas com o preço perdem triplamente. Primeiro, por colocarem em risco sua vida e suas instalações; segundo, por estarem sendo enganados em relação às informações de embalagem; e terceiro, por que fica difícil para os importadores e fabricantes comprometidos com a qualidade trazerem para o mercado interno novos produtos.

www.abilumi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário