terça-feira, 13 de março de 2018

ESPECIALISTA DO MACKENZIE DESTACA MOMENTO ATUAL DO MERCADO CERAMISTA BRASILEIRO

Para Arnaldo Cardoso, o mercado nacional vive um momento de maturidade

O especialista em negócios internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Arnaldo Francisco Cardoso, destacou nessa terça-feira, 13, que o Brasil, segundo maior produtor mundial do setor cerâmico e também segundo mercado consumidor, é um player de peso que vive um momento de maturidade do setor, com empresas consolidadas e produtos certificados de elevada qualidade.


“Diante da competição sistêmica global, com players tradicionais como as inovadoras empresas italianas e espanholas e as gigantes chinesas cuja escala de produção as colocam no topo do ranking da produção mundial, está posto aos produtores brasileiros o desafio de rever suas estratégias orientando-as por uma visão sistêmica global”, disse.

Segundo ele, o setor soma 27 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, com uma produção anual de 800 milhões de metros quadrados de revestimentos, o que coloca o Brasil em segundo lugar do ranking mundial, atrás apenas da China. Do total da produção anual, cerca de 10% é exportado. Os principais polos produtores (clusters) ficam no interior de São Paulo, com destaque para Santa Gertrudes; e na cidade de Criciúma, em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário