Com portfólio mais amplo, a empresa passa a atuar além do agronegócio
Com uma atuação mais abrangente, a Branco Motores, conhecida por sua atuação no agronegócio, passou a atender novos segmentos, como jardinagem e construção civil, tem um novo nome: Branco. O reposicionamento da marca ocorre porque a empresa diversificou seu mix, que agora inclui motobombas, geradores, ferramentas elétricas, sopradores e roçadeiras, entre outros.
Além disso, a empresa também oferece a linha Água - lavadoras, mangueiras, bicos sprays, conectores e esguichos 0, e atende diferentes perfis de clientes dentro dos mesmos segmentos, conectando-se tanto com a pessoa física, que busca soluções para o dia a dia, quanto com profissionais, que utilizam os equipamentos para o trabalho e prestação de serviços.
O objetivo da mudança também foca o desenvolvimento de nomes para marcas (naming) e pequenos slogans (taglines) capazes de refletir essa amplitude do portfólio. Para isso, a empresa conduziu um estudo de mercado ao longo de seis meses, que analisou cases de companhias que passaram por um processo semelhante e demandou uma série de ajustes internos.
A partir daí, houve a reorganização das categorias e a criação de segmentos para otimizar a jornada de busca. “Tínhamos um grande desafio, pois vimos exemplos de empresas que realizaram essa transição e, depois, precisaram recuar um passo. Por esse motivo, mapeamos todas as variáveis antes de tomar qualquer decisão que pudesse impactar negativamente a nossa marca”, diz Mayara Amaral, gerente de Marketing da empresa.
Ainda segundo a executiva, o estudo levou a conclusões estratégicas, como a importância de comunicar de forma clara os objetivos de cada categoria e adotar uma abordagem de comunicação 360 graus, englobando o consumidor final, clientes B2B, representantes comerciais e os próprios colaboradores. Um vídeo com o novo manifesto e a nova jornada da Branco pode ser visto AQUI.
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