Volume comercializado no mercado em dezembro passado recuou 0,4%
A Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC-IBGE) mostra que o volume de vendas do comércio de material de construção no estado de São Paulo recuou 0,4% em dezembro passado, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Trata-se da primeira oscilação negativa depois de seis avanços mensais consecutivos.
O estudo também indica que em território nacional houve um acréscimo de 2% no último mês de 2024, marcando o sétimo avanço mensal seguido. Assim, mesmo com a queda de vendas em dezembro, ao se considerar o resultado acumulado nos doze meses do ano passado houve uma alta de 5,2% no estado, o primeiro depois de dois anos seguidos com retrações.
Para Jaime Vasconcellos, analista econômico do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), o crescimento de vendas em 2025 pode ser creditado a uma conjuntura de avanço no consumo das famílias, devido à expansão da renda com o incremento do mercado e também do avanço no mercado de crédito.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário