quarta-feira, 12 de abril de 2023

CX TRENDS 2023: 65% DOS CONSUMIDORES DESISTEM DE FINALIZAR SUAS COMPRAS APÓS EXPERIÊNCIAS RUINS

Fatores que mais levaram à ação foram preço e segurança do consumidor

O estudo CX Trends 2023, realizado pelas empresas Octadesk e Opinion Box com mais de dois mil consumidores on-line de todo o país mostra que 48% dos consumidores acreditam que as companhias brasileiras têm dificuldades para oferecer um atendimento e suporte rápido e 44% destacam que o problema está na atenção durante o pós-venda.

Para Rodrigo Ricco, diretor executivo (CEO) da Octadesk, os usuários têm expectativas e, por isso, como se fala, onde fala e o que se diz, afeta se eles continuarão ou não a fazer negócios com a empresa. “Nesta edição, reunimos dados, insights e dicas de especialistas sobre o que é preciso fazer para oferecer experiências positivas, marcantes e, quem sabe, inesquecíveis”, destaca.

O anuário mostra, ainda, que 65% das pessoas entrevistadas desistiram de finalizar uma compra após uma experiência ruim e 60% contam que, quando passam por uma experiência negativa, fazem questão de torná-la pública ou contar para amigos e familiares. Pelo segundo ano consecutivo, os fatores que mais levaram à desistência da compra on-line estão relacionados ao preço e à segurança do consumidor. 

Em primeiro, o frete muito alto é o que leva 63% dos clientes a desistirem da compra, seguido pelos preços elevados, que afligem 56%; e a confiabilidade da empresa. Rodrigo Ricco também explica que vale entender como é possível reduzir os valores e sugere avaliar uma condição especial, como diferentes opções de frete.

 “Em relação à segurança, tenha de forma clara os certificados de segurança, e, se possível, coloque depoimentos de clientes ativos. Também é importante evitar um número de WhatsApp pessoal na hora do atendimento e lembre-se de usar canais estruturados para garantir que todos entreguem a mesma experiência”, conclui.

Por fim, o estudo mostra que o WhatsApp é o canal favorito para falar com empresas no momento da compra (61%), seguido pelos chat no site (51%) e e-mail (44%). As ligações telefônicas também estão entre as preferências, com 37%. Após a compra, o aplicativo da empresa é favorito de 63% para manter um relacionamento. Para ver o relatório completo, clique AQUI.

Com portal E-Commerce Brasil

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