Análise foi realizada entre os dias 14 e 22 de janeiro, com 344 empresas
Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região (Sindimaco BH e Região), em parceria com a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG mostra que a maioria dos empresários do comércio de materiais de construção (71,7%) acredita que o faturamento do primeiro semestre será superior ao segundo período de 2018.
A análise foi realizada na capital mineira entre os dias 14 e 22 de janeiro, com 344 empresas nas cidades de Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, São José da Lapa e Vespasiano. O número reflete o otimismo dos empresários do setor frente ao cenário econômico mais favorável.
A margem de erro da pesquisa é 5 pontos percentuais. “Contribui ainda para essa avaliação o bom desempenho do segmento no Brasil e em Minas que, no último ano, apresentou crescimentos de 3,5% e de 4,7%, respectivamente, no volume vendido”, avalia o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
Almeida ainda destaca o desempenho das vendas no segundo semestre de 2018, período no qual 33,8% dos empresários relataram um faturamento superior em relação ao primeiro semestre do último ano. Porém, na comparação com o mesmo período de 2017, quase 40% afirmaram que os resultados alcançados ficaram aquém.
Já o percentual de empresas que viram o faturamento se manter ou aumentar em relação ao primeiro semestre de 2018 atingiu 71,1%. Esse resultado impactou a saúde financeira desses estabelecimentos, sendo que 68,6% viram a situação do negócio se manter ou melhorar nos últimos seis meses do ano. Para o primeiro semestre de 2019, a perspectiva é que as finanças melhorem em relação ao período anterior para 87,4% dos entrevistados.
Para alcançar esses resultados, 51,9% irão realizar promoções e liquidações. “No início do ano, os consumidores estão atentos às oportunidades, comparando preço e qualidade, otimizando assim seu poder de compra. Essa movimentação permite que o empresário gire os estoques dos artigos e fortaleça o caixa da empresa para a compra do novo mix de produtos”, explica o economista.
Empregos
Os bons resultados esperados para o primeiro semestre devem se converter na geração de postos de trabalho. O levantamento indica que 96,5% das empresas devem manter ou aumentar o quadro de funcionários neste período, uma melhora de quase 16 pontos percentuais em comparação ao semestre anterior (80,6%).
Atualmente, 74,9% das empresas desse segmento integra o segmento de ferragens, madeiras e materiais de construção, enquanto 77,3% possuem até nove colaboradores em seu quadro de funcionários, sendo caracterizadas como microempresas.
A Pesquisa
A “Análise do Comércio Varejista - Materiais de Construção 1º semestre/2019” apresenta o desempenho dos negócios do segmento no segundo semestre do ano de 2018 e identifica as expectativas dos empresários para o primeiro semestre de 2019. A pesquisa é um instrumento importante para a compreensão dos movimentos do comércio de materiais de construção, por meio de uma leitura prospectiva de seu desempenho. Veja a íntegra AQUI.
Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região (Sindimaco BH e Região), em parceria com a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG mostra que a maioria dos empresários do comércio de materiais de construção (71,7%) acredita que o faturamento do primeiro semestre será superior ao segundo período de 2018.
A análise foi realizada na capital mineira entre os dias 14 e 22 de janeiro, com 344 empresas nas cidades de Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, São José da Lapa e Vespasiano. O número reflete o otimismo dos empresários do setor frente ao cenário econômico mais favorável.
A margem de erro da pesquisa é 5 pontos percentuais. “Contribui ainda para essa avaliação o bom desempenho do segmento no Brasil e em Minas que, no último ano, apresentou crescimentos de 3,5% e de 4,7%, respectivamente, no volume vendido”, avalia o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
Almeida ainda destaca o desempenho das vendas no segundo semestre de 2018, período no qual 33,8% dos empresários relataram um faturamento superior em relação ao primeiro semestre do último ano. Porém, na comparação com o mesmo período de 2017, quase 40% afirmaram que os resultados alcançados ficaram aquém.
Já o percentual de empresas que viram o faturamento se manter ou aumentar em relação ao primeiro semestre de 2018 atingiu 71,1%. Esse resultado impactou a saúde financeira desses estabelecimentos, sendo que 68,6% viram a situação do negócio se manter ou melhorar nos últimos seis meses do ano. Para o primeiro semestre de 2019, a perspectiva é que as finanças melhorem em relação ao período anterior para 87,4% dos entrevistados.
Para alcançar esses resultados, 51,9% irão realizar promoções e liquidações. “No início do ano, os consumidores estão atentos às oportunidades, comparando preço e qualidade, otimizando assim seu poder de compra. Essa movimentação permite que o empresário gire os estoques dos artigos e fortaleça o caixa da empresa para a compra do novo mix de produtos”, explica o economista.
Empregos
Os bons resultados esperados para o primeiro semestre devem se converter na geração de postos de trabalho. O levantamento indica que 96,5% das empresas devem manter ou aumentar o quadro de funcionários neste período, uma melhora de quase 16 pontos percentuais em comparação ao semestre anterior (80,6%).
Atualmente, 74,9% das empresas desse segmento integra o segmento de ferragens, madeiras e materiais de construção, enquanto 77,3% possuem até nove colaboradores em seu quadro de funcionários, sendo caracterizadas como microempresas.
A Pesquisa
A “Análise do Comércio Varejista - Materiais de Construção 1º semestre/2019” apresenta o desempenho dos negócios do segmento no segundo semestre do ano de 2018 e identifica as expectativas dos empresários para o primeiro semestre de 2019. A pesquisa é um instrumento importante para a compreensão dos movimentos do comércio de materiais de construção, por meio de uma leitura prospectiva de seu desempenho. Veja a íntegra AQUI.
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