A variação acumulada das vendas, em relação a 2019, chegou a 11,9%
O comércio de móveis no Brasil confirmou a tendência dos últimos meses e foi o segmento que apresentou o maior crescimento no volume de vendas em 2020, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comparadas a 2019, as vendas tiveram uma variação acumulada de 11,9%. Já na análise por estados, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, cresceram mais que a média nacional; enquanto o Rio Grande do Sul ficou praticamente estagnado, com crescimento de 0,3% no ano.
A retração de 6,1% do varejo restrito em dezembro, frente a novembro, é a segunda pior taxa mensal da série histórica da PMC, iniciada em 2000, e o pior resultado para dezembro. Com isso, o varejo restrito praticamente zera os ganhos que tinham sido registrados nos meses anteriores, o que compensava a retração do período mais intenso da pandemia.
“O fim do auxílio emergencial, a aceleração no ritmo da pandemia nos últimos meses e novas medidas restritivas impõem dificuldades para a retomada econômica e são apontadas como fatores decisivos para caracterizar esse cenário”, observa Eduardo Santarossa, da área de Inteligência Comercial do Sindmóveis/Movergs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário