segunda-feira, 14 de outubro de 2024

PESQUISA PMC/IBGE MOSTRA QUE VENDAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CRESCERAM PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Segundo o estudo, avanço foi de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2023

A Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE) indica que o volume de vendas do comércio de material de construção no estado de São Paulo, em agosto passado, avançou 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando a terceira evolução mensal consecutiva deste indicador. 

No âmbito nacional, o setor contou com um crescimento menor, mas ainda significativo, de 4,5%, para as mesmas bases de comparação. Já no acumulado de janeiro a agosto, as vendas a comercialização desses produtos registraram um avanço de 4,6%, enquanto em território nacional houve um crescimento de 3,5%, ambos contra o mesmo período de 2023. Em doze meses no país houve uma evolução positiva de 2,3% e, na economia paulista, de 1,8%.

“Em resumo, os dados do trimestre junho a agosto trouxeram consigo uma inversão da série histórica de doze meses do indicador de vendas de material de construção no estado de São Paulo, que se manteve negativa por quase 30 meses”, diz o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi). 

Em sua opinião, o processo de estabilização do setor ficou para trás e 2024 não apenas trouxe tal resultado, como parece ter consolidado um novo período, agora no campo positivo das vendas. “É algo a se comemorar, ainda que seja importante dizer que não teremos evoluções aos moldes das vistas em 2020 e 2021, quando o setor foi impulsionado pelos efeitos específicos das mudanças de comportamento da demanda, com o advento da pandemia”, ressalta. 

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário