Valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos teve um aumento de 15,1%
Estudo da ClearSale, companhia de inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, mostra que as compras virtuais efetuadas no último mês de setembro registraram 156,6 mil tentativas de fraude. Em valores, o prejuízo poderia ter sido de R$ 173,4 milhões, uma redução de 14,8% em comparação com o mesmo período de 2023.
O levantamento da empresa também indica que o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.101, o que representa um aumento de 15,1% na comparação com o ano passado. Para chegar a esse resultado, foram analisados pelo menos 14,4 milhões de compras, no período de 1° a 30 de setembro passado.
No ranking das categorias com mais tentativas de fraude no mês, a de eletrônicos aparece em primeiro lugar (4,2%), com ticket médio de R$ 1.977, seguidos por games (4,1%), com R$ 1.605, celulares (3,8%), com R$ 2.849, informática (2,9%), com R$ 2.648, e eletrodomésticos (1,7%), com R$ 2.477.
Para o levantamento, a companhia considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
“A evolução das tecnologias de segurança e a conscientização sobre práticas de compra seguras têm contribuído para essa redução, mas os fraudadores também estão se adaptando e se tornando mais sofisticados”, alerta Matheus Manssur, superintendente Comercial da ClearSale.
Com portal E-commerce Brasil
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