quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ABRAMAT: VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MOSTRAM CRESCIMENTO PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO

Os resultados seguem negativos, mas com desaceleração nas quedas

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) anunciou que outubro apresentou sinais de recuperação mais consistentes no setor, após quatro anos de retrações mensais. A variação entre 2016 e 2017, considerando-se o mesmo mês, registrou um crescimento de 3,7%, enquanto que na comparação com as vendas de setembro o estudo aponta alta de 4,2%.


Os dados da entidade indicam as vendas da indústria ao varejo como principal responsável pela continuidade da recuperação esboçada em setembro, além do aumento nas vendas de imóveis em algumas capitais brasileiras. Numa análise mais profunda, houve uma variação positiva tanto na venda de produtos de base quanto nos de acabamento, de 2,6% e 5,4%, respectivamente.

No acumulado até outubro as vendas seguem negativas, mas com desaceleração nas quedas. A mesma situação é observada na absorção de mão de obra da indústria, que vem respondendo ao crescimento nas vendas. A Abramat mantém a previsão de fechar o ano com retração de 5,0% nas vendas em comparação ao ano de 2016.

Segundo Walter Cover, presidente da entidade, os resultados do setor sinalizam para o início de uma recuperação. Contudo a continuidade ainda depende de fatores externos à cadeia da construção civil. “Os dados de venda refletem o contínuo aumento no grau de confiança do consumidor, o que por sua vez também aumenta a confiança do empresariado", disse.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário