segunda-feira, 13 de novembro de 2017

PROGRAMA RECICLUS PARA LÂMPADAS COMEÇA PELO RIO GRANDE DO NORTE

O descarte incorreto de lâmpadas pode acarretar problemas ambientais

Com a finalidade de realizar a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação das lâmpadas de uso doméstico, começou a funcionar nas cidades de Natal e Parnamirim (RN), o programa da Reciclus, da Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa, contratada como gestora do processo oficial do projeto.


A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010, que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. A Reciclus implantou sete pontos de entrega de lâmpadas na capital e no município de Parnamirim (RN), com apoio da Fecomércio.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no acordo setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

O objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

www.reciclus.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário