segunda-feira, 16 de outubro de 2023

PESQUISA ÍNDICE DA ABRAMAT MOSTRA ESTABILIDADE NO FATURAMENTO DA INDÚSTRIA EM SETEMBRO/23

Setor teve retração de 0,1% em comparação com o mesmo mês de 2022

A nova edição da pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), indica que em setembro passado o faturamento deflacionado das do setor apresentou uma retração de 0,1% em comparação com o mesmo mês de 2022.

Na comparação com o mês anterior, o resultado de setembro apresentou queda de 0,21%. Já para este ano, a estimativa continua apontando uma contração de 1,0%. A pesquisa apontou, ainda, os dados consolidados de agosto de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 2,0% menor que o observado em agosto do ano passado.

Os materiais básicos tiveram um aumento de 0,4% e os de acabamento uma queda de 5,7% na base de comparação interanual. Também foram apresentadas pela FGV as expectativas para o setor em 2024. Segundo a instituição, do ponto de vista neutro, a indústria de materiais de construção tende a apresentar crescimento de 2%. No cenário pessimista, o setor deve apresentar 0,5% de alta e, no otimista, o crescimento deve ser de 3,5%.

Cadeia Produtiva

Durante o evento de apresentação da Pesquisa Índice, também houve o lançamento da nova edição anual do Perfil da Cadeia Produtiva da Construção 2023, com dados atualizados até 2022. De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da entidade, a Abramat segue trabalhando junto a todos os interlocutores do setor da construção. 

“Atuamos para que tenhamos diagnósticos precisos, baseados em fatos e dados, e principalmente múltiplas propostas para a melhoria do ambiente de negócios do setor, facilitando a missão que temos de ser um dos principais pilares da retomada econômica para o país, com geração de empregos, renda e atração de investimentos”, comenta.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário