sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

PESQUISA PMC-IBGE MOSTRA O VOLUME DE VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AVANÇOU 7% EM OUTUBRO

Esse foi o primeiro aumento na contraposição anual desde maio de 2023

Depois de marcar a pior queda na comparação anual desde outubro de 2021, em setembro passado, o volume de vendas de material de construção na economia paulista avançou 7,8% em outubro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC-IBGE). 

Esse foi o primeiro aumento na contraposição anual desde maio de 2023, quando o crescimento registrado chegou a 2% em relação a maio de 2022. Em âmbito nacional, a elevação do volume de vendas do segmento foi de 6,4%, o primeiro desde janeiro de 2023, período no qual o indicador foi de 1 1%.

Com o resultado de outubro, a trajetória da taxa acumulada em 12 meses no estado de São Paulo mostrou novamente uma trajetória de convergência para a estabilidade e agora marca uma retração de 3,5%, patamar menos agudo que os -5,1% observados nos doze meses encerrados em setembro de 2023. 

“Se os dados de setembro foram computados como um ‘balde de água fria’ no processo de reequilíbrio do setor de material de construção no estado de São Paulo em 2023, o resultado de outubro mostra ao menos a retomada dessa trajetória rumo a estabilização do indicador”, diz o economia Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário