quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

VENDAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO EM NOVEMBRO/23 APRESENTA RECUO DE 3,2% SOBRE O MESMO MÊS DE 2022

A redução contrapõe o avanço de outubro (+7,8%) na comparação anual

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC-IBGE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,  registrou em novembro passado uma queda de 3,2% no volume de vendas de material de construção no estado de São Paulo, em relação ao mesmo mês de 2022. O recuo contrapõe o avanço visto em outubro (+7,8%), também na comparação anual. 

Já em âmbito nacional, houve um avanço de 1,1% no penúltimo mês de 2023, o segundo seguido. No acumulado de janeiro a novembro, o indicador se mostra negativo tanto no Brasil, com -1,8%; como no estado de São Paulo, -3,3%.

“Ao se observar a trajetória recente da taxa acumulada em doze meses do volume de vendas de material de construção no estado, é possível perceber que se mantém um longo processo de estabilização, onde no decorrer dos meses mais recentes o indicador cada vez mais ruma a zero. Ainda assim,  o resultado de novembro passado, de -3,3%, foi um pouco mais ameno que o verificado em outubro (-3,5%) ”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos. 

“Como esperado, os números positivos de outubro se devem em razão da base fraca de comparação, do mesmo mês do ano anterior. Em novembro não se muda muito tal cenário. Não se nega que o desempenho do setor continua enfraquecido, principalmente quando comparado aos dados de 2021 e início de 2022”. ”, adverte Jaime. 

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário