sexta-feira, 28 de março de 2025

ESTUDO DA PLATAFORMA JUNTOS SOMOS MAIS MOSTRA QUE MAS DE 30% DOS BRASILEIROS PRETENDEM REFORMAR SEUS IMÓVEIS EM 2025

Banheiro e quarto são os cômodos com a maior intenção de mudanças

A Juntos Somos Mais acaba de divulgar o estudo Construshoppers, que mapeia o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de materiais de construção. A pesquisa, inédita para o segmento, reúne dados sobre os hábitos de consumo, as intenções de reforma e as categorias de itens mais procurados no Brasil.

De acordo com o levantamento, que também aponta para tendências no mercado da construção civil em 2025 e foi apoiado pela plataforma on-line Opinion Box, 33,2% dos entrevistados pretendem realizar alguma obra ou reforma em seus imóveis ao longo do ano. Em suas respostas, os cômodos com maior intenção de reparo são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%).

O estudo mostra, ainda ideias sobre o comportamento das camadas sociais. As classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma, com 35,5%. Desses, 40% já estão realizando o planejamento financeiro da obra. Outro destaque é o interesse por tintas, que lideram as intenções, com 57,7% dos entrevistados afirmando que adquiriram itens dessa categoria em sua última compra.

Em seguida, o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%) aparecem como itens de preferência nas compras de materiais de construção realizadas recentemente. No ranking dos dez produtos mais comprados, ainda figuram itens como rejunte (41,1%), chuveiro (40,8%), argamassa (39,9%), elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).

O estudo Construshoppers também analisou as principais formas de pagamento para o setor. Após ter sido o modo mais popular em 2024, o Pix ocupa agora a terceira posição entre os meios mais utilizados para compras de materiais de construção, atrás do cartão de crédito à vista e do parcelado, que lideram as preferências dos consumidores.

“Para nós é muito importante encabeçarmos uma ação como essa, uma vez que, com esse estudo, lojistas e fabricantes podem antecipar tendências e oferecer exatamente o que os consumidores desejam nesse momento", diz Juliana Carsoni, diretora executiva da Juntos Somos Mais, que ressalta a importância desses dados para o mercado.

Público da pesquisa

Entre os entrevistados que já realizaram reformas neste ano, cerca de 23,4% fizeram isso inteiramente por conta própria. A pesquisa também revelou os principais fatores que influenciam a escolha das marcas. Para 25,9% dos respondentes, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos impactam decisivamente na escolha de marcas de materiais de construção. 

A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%). Já em termos de distribuição geográfica, a pesquisa abrangeu uma amostra das diferentes regiões do Brasil. A maior parte dos participantes vem da região Sudeste (44%), seguida pela região Nordeste (22%), Sul (16,7%), Centro-Oeste (9,4%) e Norte (7,5%). 

Vale destacar que foram ouvidos mais de mil brasileiros com 25 anos ou mais, sendo a maioria (59%) entre 30 e 49 anos, e com representação de todas as classes sociais, abrangendo tanto responsáveis quanto corresponsáveis pelas decisões de reforma e compra no lar. A margem de erro é de três pontos percentuais.

www.juntossomosmais.com.br

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