segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

SNIC: VENDAS DE CIMENTO TÊM DESEMPENHO POSITIVO NO INÍCIO DE 2021

Resultado de janeiro registra pouco mais de cinco milhões de toneladas

O Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC) anunciou que o setor registrou um início de ano com desempenho favorável. As vendas do produto no Brasil, em janeiro, totalizaram pouco mais de cinco milhões de toneladas, um crescimento de 10,5% em relação ao mesmo mês de 2020, de acordo com 

A venda de cimento por dia útil no período foi de 223,6 mil toneladas, aumento de 7,3% comparado ao mês anterior e de 17,5% em relação a janeiro de 2020. Os principais indutores desse crescimento da atividade em janeiro foram as condições climáticas favoráveis de maneira geral, a manutenção das obras imobiliárias e as últimas liberações do auxílio emergencial apoiando a autoconstrução.

Em janeiro de 2020, em razão das fortes chuvas, resultou numa base fraca sobre a qual o desempenho deste ano acabou favorecido. A região Norte foi a única que registrou queda de vendas de cimento, -14%, em razão do agravamento da crise sanitária, que ensejou a restrição de circulação e a consequente desaceleração das atividades econômicas, particularmente da construção civil.

Porém, todos os indicadores de confiança apontam uma piora nesse início do ano. De acordo com o estudo da Fundação Getúlio Vargas, os índices de confiança do consumidor1 - que sem o suporte dos benefícios emergenciais continuam postergando consumo e dependendo da recuperação do mercado de trabalho.

O da construção2 e dos empresários3 mantiveram a trajetória de queda, justificada pela elevada incerteza com relação à evolução da pandemia e, consequentemente, da economia brasileira. Além disto há uma efetiva preocupação com o aumento de custos de insumos tais como coque e refratários, entre outros.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário