quinta-feira, 18 de agosto de 2022

GOVERNO DE SERGIPE E GRUPO POLIMIX ASSINAM PROTOCOLO PARA REATIVAÇÃO DA ANTIGA FÁBRICA DA CIMENTOS NASSAU

Acordo mostra a disposição do estado em auxiliar na reativação da unidade

Na última terça-feira, 16, o Governo de Sergipe e a empresa Iro Industrial, integrante do grupo Polimix, assinaram um protocolo de intenções que prevê investimentos de R$ 500 milhões, ao longo dos próximos 30 meses, na aquisição de ativos e à modernização total do parque industrial da antiga fábrica da Itaguassu Agro Industrial - Cimentos Nassau -, na cidade de Nossa Senhora do Socorro.

A assinatura do acordo sinaliza a disposição do estado em auxiliar na reativação da unidade, arrematada, em leilão, pelo grupo Polimix, no mês de julho. O auxílio acontecerá por meio de incentivos fiscais vinculados ao Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), e de apoio junto às demais esferas do governo sergipano.

Para José Antero dos Santos, diretor da Polimix, o projeto não é um desafio fácil, mas trará resultados muito positivos para a empresa, e principalmente para Sergipe. "A planta é muito robusta e bem construída,  mas temos muito a recuperar. O corpo técnico que atuava nela, no passado, também era muito bem preparado", diz.

Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, reforçou que está à disposição da empresa para auxiliar no que for necessário. "Seja no diálogo com outros entes do Governo, como também na busca pelo enquadramento da empresa ao PSDI", frisa.

Futuro

De acordo com o projeto, estima-se que, inicialmente, após a conclusão dos trâmites judiciais, dos trabalhos para a revitalização e modernização da unidade fabril, sejam gerados, pelo menos, 250 empregos diretos e 1.250 indiretos. As obras no empreendimento também devem gerados entre 1000 e 2000 vagas diretas.

Vale destacar que a fábrica conta com uma capacidade de produção de 800 mil toneladas de cimento por ano, que irão abastecer os mercados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. "Chegamos a Sergipe em 2001 e fizemos um trabalho grande, na época, de treinamento de pessoas da região de Pacatuba, Neópolis e Japoatã e auxiliamos no desenvolvimento do entorno da fábrica", diz Roberto de Oliveira, também diretor da Polimix.

"Recentemente, investimos 40 milhões na modernização dessa planta e queremos continuar investindo em Sergipe, pois acreditamos no Estado e sempre somos tratados com respeito e profissionalismo por toda a gestão do Governo", reforça o executivo. Ele ainda informou que há o interesse de ter, em Sergipe, operações por cabotagem no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB).

www.se.gov.br

www.polimix.com.br

Com Sedetec - Governo de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário