terça-feira, 16 de agosto de 2022

VOLUME DE VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO RECUA 9,7% NO MÊS DE JUNHO

Resultado de pesquisa do IBGE mostra terceiro resultado negativo seguido

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou em junho uma queda de 0,7% no volume de vendas do comércio de materiais de construção no estado de São Paulo em relação ao mesmo mês do ano passado. Este é o terceiro resultado negativo seguido do setor, mesmo que tenha sido menor em comparação ao registrado em maio, de -10,3%. 

Já os dados nacionais, por sua vez, e também referentes a junho último, contaram com um recuo de 11,4%, uma retração mais forte sobre o que foi verificado no mês anterior, período no qual o indicador ficou em -7,7% na comparação com maio de 2021.

Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), ressalta que devido à nova retração, o volume de vendas de materiais de construção na economia paulista teve queda acumulada de 6,3% no primeiro semestre do ano, ante o mesmo período de 2021; e de 6,9% no desempenho acumulado dos últimos doze meses da pesquisa.

Vale destacar que o volume de vendas observado pela PMC resulta da deflação dos valores nominais correntes da receita bruta de revenda por índices de preços específicos para cada grupo de atividade e para cada unidade da Federação, construídos a partir dos relativos de preços do IPCA e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Também avalia apenas empresas com 20 colaboradores ou mais.

www.ibge.gov.br

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário