terça-feira, 11 de outubro de 2022

PMC/IBGE INDICA RECUO DE 7% NAS VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO NO MẼS DE AGOSTO

Em relação aos dados nacionais, a queda é um pouco maior, de -7,1%

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o volume de vendas do comércio de material de construção no estado de São Paulo caiu 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho representa a quinta queda consecutiva, quando compara-se os resultados obtidos entre os meses de 2022 e 2021. 

Em relação aos dados nacionais, a queda se mostra um pouco mais acentuada, de -7,1%, sendo também o quinto resultado negativo seguido segundo a pesquisa. No acumulado de 2022, o volume de vendas caiu 7,2% no estado de São Paulo. Já nos últimos 12 meses, entre setembro de 2021 a agosto de 2022, a retração chegou a 8%.

Para o economista Jaime Vasconcelos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), ainda que o cenário negativo tenha sido novamente registrado pelo IBGE em agosto, uma boa notícia fica no ar: a queda interanual no mês foi a mais amena do ano, com -7%, contra -11,3%. em julho passado.

Ainda segundo ele, a mesma tendência se viu na linha de desempenho acumulado no ano. “Em suma, estamos longe de voltar a ver números positivos no setor em 2022, mas há de se observar possíveis impactos positivos da deflação, da queda do desemprego e paralização do aumento de juros no desempenho do volume de vendas. No médio prazo a tendência é um reequilíbrio do atual cenário negativo”, conclui.

www.ibge.gov.br

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário