Já 40,9% dos lojistas não se preparam com antecedência para essa data
Um levantamento da Provu, empresa especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 85% dos lojistas pretendem participar da Black Friday neste ano. Para 43% deles, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021. Já 26,9% esperam subir o faturamento entre 30% e 50% e 9% planejam elevar as vendas em até 10% sobre o ano passado.
O estudo, que foi feito com varejistas de micros, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores, mostra, ainda, que apesar dessa expectativa positiva, 40,9% dos comerciantes dizem não se preparar com antecedência para a data, enquanto 14,9% revelam que começam a se planejar já nos meses de julho e agosto. Para 11,9% das lojas, a preparação começa em outubro e 6% revelam que os preparativos começaram desde a promoção anterior.
Vale destacar que este ano a Black Friday terá a concorrência da Copa do Mundo. Sobre esse conflito de datas, o levantamento da Provu mostra que 65,7% dos varejistas acham que o torneio de futebol pode impactar as vendas da promoção.
Entre eles, 34,1% acreditam que terão uma diminuição de vendas no geral, enquanto 29,5% pensam que será o contrário, com o aumento das vendas. Para 25% das lojas, esse aumento acontecerá na venda de produtos específicos, enquanto 9% acham que haverá diminuição de vendas de produtos específicos.
Em relação às ofertas, 64,2% dos respondentes pretendem aplicar descontos em produtos específicos, enquanto que 35,8% planejam aplicar desconto em todos os itens da loja. Além disso, a expectativa para 61,2% dos comerciantes é de que as vendas na data sejam mais direcionadas a novos clientes.
Quando perguntados sobre os principais desafios da Black Friday, 44,8% responderam que são marketing e divulgação, seguido por meios de pagamento (29,9%) e estratégia de vendas (11,9%). Precificação, estoque e experiência do consumidor aparecem com 6%, 4,5% e 1,5%, respectivamente.
Sobre a forma de pagamento, 85% disseram que vão incentivar modelos específicos, sendo boleto e pix parcelado para 52,6% e cartão de crédito para 22,8%. Já dinheiro e Pix ficam empatados em terceiro lugar, com 7%.
Por fim, apenas 14% dos lojistas pesquisados indicam que a Black Friday não será implementada em suas lojas. Dentre os principais motivos, 45,5% apontam que as margens que praticam não permitem dar descontos e 18,2% não tem aderência com os produtos ou serviços que oferecem ou não observam vantagens para o faturamento.
Com portal E-commerce Brasil
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