segunda-feira, 17 de julho de 2023

VENDAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CRESCEM 2% EM SÃO PAULO EM MAIO

Em âmbito nacional, houve novo recuo, também de 2%, sobre maio de 2022

Após três quedas mensais consecutivas, o volume de vendas do comércio de material de construção do estado de São Paulo em maio passado voltou a apresentar uma evolução em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC-IBGE). 

A variação foi de 2%, o que representa o primeiro crescimento desde janeiro passado (0,1%). Já em âmbito nacional ocorreu um novo recuo, também de 2%, em relação a maio de 2022. Com isso, a taxa acumulada em 12 meses sofreu um alívio e, atualmente apresenta, queda de -6,1%, o que representa um nível melhor do que os 7,1% registrados nos dois meses anteriores. É também a taxa menos acentuada desde maio de 2022, período no qual houve queda de 5,5%.

“É importante ressaltar que os números de maio são mais próximos daquilo que se projetava para 2023, isto é, pequenas oscilações, ora positivas, ora negativas”, diz o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

“Apesar disso, não há motivos para uma grande comemoração, dado que ainda temos um ano ainda no negativo e que os ‘pequenos soluços’ positivos se dão mais pela base fraca de comparação com o ano passado do que devido a uma retomada mais forte ou consistente”, conclui Jaime, que ainda destaca que os resultados de maio são motivo de esperança para meses mais positivos.

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário