Resultado é maior do que o movimento via e-commerce próprio (41,7%)
O relatório Black Friday 2023, realizado pelo Olist, ecossistema de vendas, revela que 73% dos lojistas estão apostando nos marketplaces para potencializar suas vendas e otimizar seu faturamento durante a ação deste ano. Isso é mais do que o movimento realizado via e-commerce próprio (41,7%), redes sociais (29,2%) e lojas físicas (20,6%).
A pesquisa também mostra que os lojistas estão cada vez mais investindo em tecnologia para melhorar a gestão de seus negócios. No último ano, 34,4% dos profissionais afirmaram ter site próprio, contra 66,3% em 2023. O uso do sistema de gestão ERP (planeamento de recurso corporativo) também cresceu (62,4%), mas menos do que o PDV (290%) e o hub de integração (215%).
Vale destacar que, no ano passado, a pesquisadora avaliou que os e-commerces na Black Friday faturaram algo próximo a R$ 16,5 bilhões, cerca de 8,5% menor do que em 2021. Já a quantidade de pedidos, por outro lado, chegou a 33 milhões, 7% a menos do que no ano anterior.
Sobre os problemas que as vendas on-line podem ter, 12,9% dos lojistas respondentes temem sofrer com atrasos na entrega dos seus produtos; enquanto 6,7% se preocupam com as reclamações no pós-venda. Em relação aos gastos, o relatório Black Friday 2023 aponta que os consumidores brasileiros estão planejando gastar acima da média este ano.
Enquanto quase 50% do público pretende utilizar mais de R$ 500 durante a campanha, apenas 28,5% deve gastar abaixo desse valor. Isso deixa os lojistas: 68,8% deles esperam faturar mais este ano do que em 2022 e apenas 6,4% afirmam que devem ter uma performance igual ou pior em relação a 2022. Para ver o estudo completo, clique AQUI.
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