Dados até setembro mostram recuo de 2% sobre mesmo período de 2022
A indústria brasileira do cimento segue enfrentando dificuldades de recuperação da atividade. Em setembro, as vendas do produto tiveram uma queda de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2022, atingindo 5,2 milhões de toneladas comercializadas, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).
Já no acumulado do ano (janeiro a setembro) foram vendidas 46,8 milhões de toneladas, um recuo de 2% se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao se analisar o despacho do insumo por dia útil, a retração chega a 2,5% sobre o mesmo mês de 2022, o que representa a comercialização de 232,1 mil toneladas por dia em setembro passado.
Segundo o Snic, as fortes chuvas registrados em setembro no país, especialmente nos estados do Sul, comprometeram as vendas do setor. No entanto, um cenário de franca recuperação de empregos e do Produto Interno Bruto e o arrefecimento da inflação, em relação ao ano passado, têm potencial para queda de vendas em torno de -1% no fechamento do ano, em linha com as projeções do sindicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário