Versões foram publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas
Desde a última sexta-feira, 26, está em vigor um conjunto de cinco normas técnicas revisadas que resultaram em importantes melhorias e a ampliação do alcance do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), contribuindo para a meta de elevar o patamar de qualidade desse mercado.
Todas as versões revisadas foram publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em setembro de 2019, com prazo de 18 meses para começarem a valer. A primeira norma é a NBR 11702/2019, de classificação.
Ela cria, entre diversas outras alterações, a categoria Super Premium, com requisitos mínimos de desempenho mais elevados em termos de cobertura e resistência do que os das atuais categorias Econômica, Standard e Premium. Isso representa um incentivo à melhoria contínua, inovação e à diferenciação, com benefícios claros para o consumidor.
A NBR 15079, que tem como foco os requisitos de desempenho para tintas látex, foi desdobrada em duas partes em sua nova versão: a primeira trata das tintas látex foscas nas cores claras e incorpora a categoria Super Premium.
Já segunda reúne as quatro categorias, mas nos acabamentos estabelece os requisitos mínimos para alguns produtos da linha imobiliária – tintas látex acetinadas, semiacetinadas e semibrilho – que ainda não estavam incluídas no PSQ.
A NBR 14942/2019 (que trata de cobertura seca e rendimento teórico) estabeleceu uma nova definição de rendimento, criando maior clareza a partir do conceito desse conceito acabado. Por fim, a NBR 16211/2019, dedicada aos requisitos de desempenho para vernizes, passou a incorporar o rendimento, além de outras melhorias.
Com portal Abrafati
Nenhum comentário:
Postar um comentário