quarta-feira, 31 de março de 2021

ARCHTRENDS SUMMIT DA PORTOBELLO É ACOMPANHADO ONLINE POR MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS

O fórum de conteúdo contou com profissionais nacionais e internacionais

A quarta edição do Archtrends Summit, fórum de conteúdo da Portobello, inaugurou a Trend Week da empresa. O evento, realizada no último dia 22, durante a Expo Revestir 2021, conectou mais de quatro mil pessoas para assistirem a apresentações que envolveram o tema “Um mundo mais sustentável, plural e colaborativo”.

A transmissão, com a apresentação da editora do Archtrends Portobello, Juliana Peixoto; e do jornalista Pedro Andrade, editor e colunista do site, aconteceu diretamente da fábrica da Portobello, em Tijucas (SC), e reuniu profissionais de design, de arquitetura e de outras áreas criativas. 

“2021 é um ano de esperança e retomada, mostrando que o Brasil e os profissionais da nossa área são bastante resilientes, isso nos motiva. O Summit, por meio dos profissionais nacionais e internacionais, vai contribuir para aprimorar essa via de mão dupla entre Portobello, arquitetos e designers”, afirmou, na abertura, o presidente da marca, Mauro do Valle. 

Veja mais detalhes das apresentações que focaram o setor, além da realizada com a culinarista e apresentadora Bela Gil, que abordou em sua apresentação a sustentabilidade nos centros urbanos por meio da comida.

Economia Circular

Com esse tema, Pedro Andrade entrevistou o designer Marcelo Rosenbaum, parceiro da Portobello e da Pointer, que desenvolve a linha Cobogó Mundaú por meio de projeto sustentável realizado junto à comunidade que vive abaixo da margem da pobreza, em Alagoas. 

“São 40 mulheres que entregam a concha do molusco sururu para 10 pessoas produzirem o cobogó, também criado pelo artesão Itamacio dos Santos, em parceria com o designer Rodrigo Ambrósio. Há beleza e emoção nesse fluxo de economia circular”, destacou Rosenbaum.

O cliente é o Foco 

A palestra de Maurício Arruda foi outro destaque do evento. Os arquitetos e designers comentaram na plataforma que suas dicas foram valiosas para o dia a dia do trabalho. Ele mostrou como criou uma ferramenta em seu escritório, a Todos, para democratizar o processo de criação dos projetos, incluindo o cliente.

Diálogo com a Comunidade 

A diretora de Branding, Christiane Ferreira, o gerente de Branding e Arquitetura, Eduardo Scoz, e Taissa Busco, colunista do Archtrends, conversaram com o renomado arquiteto português Álvaro Siza, sobre essa temática. 

Ele falou de sua experiência em projetos de grande e pequena escala que, para ele, todo profissional deve desenvolver no decorrer da carreira, em um diálogo aberto com a comunidade e clientes. Também detalhou os espaços criativos do museu Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), todo desenhado por ele. 

Renovação e Reforma 

A previsora de tendências de origem holandesa, Li Edelkoort, também foi entrevistada pelo Eduardo Scoz, Christiane Ferreira e Taissa Buesco. Entre os destaques apontados ao Archtrends Summit, ela afirmou que a casa torna-se mais do que nunca um santuário, onde os ambientes devem buscar equilíbrio e harmonia. Ainda enfatizou que a palavra em vigor, atualmente, não é inovação, mas renovação. 

A vida é um Mosaico

Taissa Buesco e Edu Scoz finalizaram o evento conversando com o designer italiano Fabio Novembre. Ele falou sobre seus mestres de referência para criar seu design lúdico e onírico (que faz referência aos sonhos) baseado na história cultural da humanidade. 

“Eu nasci numa região pobre do sul da Itália, que possui uma arquitetura maravilhosa; nunca foi neutro o ambiente onde vivi. Isso tudo se transformou em um projeto que me deu conta de ser um anel desta longa cadeia representada pela humanidade".

www.archtrends.com/blog/archtrends-summit-2021

www.portobello.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário