Itens têm diferentes inspirações para combinar com ambientes versáteis
Uma parceria entre a Archademy Studio e a Telhanorte deu início à concepção de luminárias assinadas por designers conhecidos mundialmente, como Murilo Weitz, Rodrigo Ohtake e pela marca Ohma. A ideia de recorrer a esses profissionais começou por um levantamento elaborado pela Archademy, market network de arquitetura e design de interiores do Brasil.
"Primeiro, fizemos uma pesquisa no mercado para entender quais eram as necessidades e demandas dos arquitetos em relação ao setor de iluminação decorativa. Depois dessa pesquisa, realizamos algumas dinâmicas de focus group, com encontros online de cinco a sete pessoas, com entrevistas debatendo alguns pontos dessa pesquisa", descreve Anna Rafaela Torino, uma das fundadoras da Archademy.
Segundo ela, isso levou a um material que evoluiu para a escolha dos designers criadores. "Reunimos o material com demandas de mercado e então selecionamos os três escritórios da comunidade Archademy para desenvolver as peças com base nesse briefing que todos os escritórios da nossa comunidade passaram. É um verdadeiro projeto de inteligência de mercado", atesta.
O plano de inteligência de mercado incluiu ações institucionais e comerciais em três canais: entrevistas e focus group (técnica de pesquisa); desenvolvimento de peças exclusivas, desenvolvidas por profissionais; e indústria para desenvolver linha própria, com uma seleção das indústrias mais promissoras para desenvolverem produtos de linha própria da rede varejista,.
Com concepções diversas, as luminárias desses designers têm diferentes inspirações para combinar com os ambientes mais versáteis. Por exemplo, a coleção assinada por Murilo Weitz para a Telhanorte foi inspirada na temática industrial. Sua pesquisa para o projeto buscou elementos desse universo, desenvolvendo peças com madeira e metal.
As peças de Rodrigo Ohtake, por sua vez, foram criadas na praia, local onde o designer está passando o isolamento social. "A luz na arquitetura é fundamental, assim como a sombra e escuridão. A transição entre escuro e claro é muito importante e eu desejo que essas luminárias possam deixar a casa das pessoas mais agradável, divertida e pessoal, enfim, que possam se tornar um lar", afirma.
Assim nasceu a coleção de luminárias Baleia, inspirada no ambiente litorâneo deste profissional que é neto da artista plástica, Tomie Ohtake, e filho dos também arquitetos Ruy Ohtake e Silvia Vaz. Ohtake já foi assistente de curadoria da 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2014,
Já a observação das mudanças pela janela, no céu e na luz do sol, visualizando perspectivas diferentes, ajudou na criação da coleção de luminárias da coleção exclusiva para a Telhanorte, desenvolvida pela marca Ohma.
Para a Telhanorte, eles desenvolveram a coleção Casulo, em acrílico colorido, que se adapta ao ambiente e é composta de cinco peças. O grupo de designers defende o princípio de que "transformar ideias em produtos artísticos por meio do design é o maior objetivo do escritório, passando leveza e sofisticação aos espaços sem deixar de lado o conceito inicial".
Nenhum comentário:
Postar um comentário