No ano passado, 95% das lojas da rede apresentaram recordes históricos
A Leo Madeiras, distribuidora de insumos para marcenaria e a indústria de móveis, com sede em São Paulo (SP), encerrou 2020 com cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas. Além disso, 95% das lojas da rede apresentaram recordes históricos nesse quesito.
“Parte desse desempenho se deve ao fato de que, embora 2020 tenha sido um ano difícil, algumas oportunidades surgiram em meio à crise. A quarentena, por exemplo, fez com que o setor moveleiro, entre outros segmentos relacionados com a marcenaria, como design, decoração, reforma e construção, contassem com um crescimento significativo”, pontua Andrea Seibel, CEO da empresa.
Reinvenção Digital
Outro fator que beneficiou o crescimento da Leo Madeiras está relacionado com o modo como a rede se reinventou e superou as dificuldades causadas pela pandemia do Novo Coronavírus. Além de mudar a rotina dos colaboradores do escritório para o home office e adotar todas as medidas de segurança necessárias dentro de suas lojas, a empresa ampliou sua presença online.
Na área de vendas, por exemplo, investiu na interação com clientes via WhatsApp e também pelas redes sociais, o que melhorou seu desempenho no e-commerce em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, cujas vendas praticamente dobraram desde o início da pandemia.
“Também digitalizamos todos os nossos cursos, palestras, workshops e seminários. Como resultado, alcançamos quase 90 mil inscritos no Youtube, mais de 90 mil curtidores no Facebook e 60 mil seguidores no Instagram”, detalha Nicolai Mariano, diretor Comercial da varejista.
Auxílio aos Marceneiros
Com o objetivo de driblar a crise econômica causada pela pandemia, a Leo Madeiras investiu em iniciativas para auxiliar marceneiros de todo o Brasil. Em maio de 2020, por meio do Instituto Leo Social, realizou o projeto Marcenaria do Bem, que arrecadou R$ 2,5 milhões, doados a cerca de 3,6 mil profissionais que ficaram sem trabalho e sem renda por conta da quarentena.
Outra iniciativa criada pela Leo Madeiras foi a Leozinha, maquininha de cartão que tem auxiliado negócios de pequenos marceneiros. Cerca de 10 mil unidades da ferramenta foram colocadas no mercado, o que representou, aproximadamente, R$ 38 milhões em vendas no segundo semestre do ano passado.
Novidades para 2021
Entre as novidades da Leo Madeiras para este ano está o Leo 2.0, um aplicativo de e-commerce que permitirá a retirada de produtos em qualquer loja da rede. Além disso, a empresa também investirá na transformação de seus catálogos físicos em digitais, visando acompanhar a migração dos marceneiros para este meio.
Para se aproximar cada vez mais e ampliar o relacionamento com os clientes, a empresa pretende continuar com o Amigo Leo, seu programa de pontos que já distribuiu mais de R$ 3 milhões em prêmios em mais de 20 mil resgates.
Seguindo essas estratégias, a Leo Madeiras espera alcançar o valor de R$ 3 bilhões em vendas em 2021. Atualmente, a empresa conta com 105 unidades, sendo duas no Paraguai, nas cidades de Assunção e Cidade do Leste, e marca presença em 23 estados brasileiro e também no Distrito Federal.
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