O sentimento aparece no Termômetro Abramat, divulgado no final do ano
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, no final de 2022, uma nova edição do seu Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas acreditam em um desempenho regular em dezembro passado.
Para 65% dos associados da entidade, o mês apresentará resultado regular. Para 13%, o período deve ser bom. Já para este mês de janeiro, a expectativa é de que o otimismo tenha leve crescimento, com 30% das empresas associadas estimando resultado bom. O estudo ainda apresenta os dados consolidados de novembro de 2022, indicando que o mês também foi de resultado regular no setor.
O nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais de construção também aparece na pesquisa. Em dezembro de 2022, a utilização desse volume foi de 71%, na média das empresas associadas, três pontos percentuais abaixo em relação a dezembro de 2021; e cinco pontos percentuais a menos do que em novembro de 2022.
Já sobre as pretensões de investimento em dezembro de 2022, o resultado mostrou queda de sete pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo cautela em relação às expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados. Com isso, 65% das indústrias do setor indicaram que devem seguir investindo nos próximos 12 meses. Em dezembro do ano passado, este indicador era de 83%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário