Preço e praticidade foram os principais fatores de impulso ao varejo online
Com o objetivo de mapear as tendências que afetarão diretamente os negócios neste ano e entender as transformações do consumidor, a Octadesk, plataforma de atendimento Conversacional, preparou o anuário E-commerce Trends 2023, em parceria com a Opinion Box, empresa que oferece soluções de pesquisa de mercado online.
Com a participação de mais de dois mil consumidores, o estudo mostra que 61% dos brasileiros preferem realizar compras online ao invés de se dirigirem às lojas físicas. Assim, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo pelo e-commerce. Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, mesmo diante de um cenário positivo, é preciso estar atento às novidades, especialmente para quem quer optar pelo comércio digital.
“Neste material, vimos que preço e praticidade foram os principais fatores que impulsionam o varejo online. 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas. Já 72% contam que a praticidade de comprar sem sair de casa é o principal ponto. Além disso, promoções que só se encontram na internet (69%), facilidade para comparar preços (63%) e maior variedade de produtos (55%) também foram listados”, diz.
Ele também ressalta que a experiência de compra está ligada aos principais fatores que influenciam o cliente na tomada de decisão. “Além das questões financeiras, é fundamental garantir uma experiência positiva em toda jornada virtual. O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento”.
Frequência
Ainda segundo a pesquisa, diante de um cenário de crescimento nas compras online, outro destaque é a frequência da prática: mais de 40% dos participantes afirmaram comprar online mais de uma vez por mês, variando de uma a várias vezes por semana. Além disso, o anuário mostra que os canais de atendimento também influenciam o consumo do público.
Neste cenário, o chat online foi o favorito com 39%, seguido pelo WhatsApp (28%) e as redes sociais (12%). “Vale destacar que, de todos os canais citados, os consumidores tiveram menos preferência pelo e-mail, com apenas 5% dos votos. Por isso, é interessante ficar de olho no que está em alta e, principalmente, no que não favorece as estratégias do seu negócio”, completa o executivo.
Com portal E-commerce Brasil
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