Estudo investigou tendências que já chamam a atenção dos lojistas do país
Uma pesquisa da plataforma de e-commerce Nuvemshop, em parceria com o portal E-Commerce Brasil, realizada no final de 2022, investigou as tendências que já chamam a atenção dos lojistas brasileiros para este ano.
Entre os tópicos abordados pela pesquisa, que permitiu a escolha de mais de uma alternativa, destacaram-se os aprendizados dos lojistas com relação ao ano passado e possíveis mudanças que precisam ser feitas ainda no início de 2023. Em primeiro lugar, 50% deles afirmaram que precisam expandir os canais de venda. Já 42% sentem a necessidade de integrar os meios que já possuem.
Ainda na linha das necessidades, 39% assinalaram que precisam de mais opções de personalização para ganhar mais diferencial competitivo, enquanto 37% indicaram o aumento da equipe para auxiliar no crescimento do negócio. Outras respostas assinaladas pelos respondentes destacaram a digitalização de processos (35%), a diversificação de fornecedores (23%) e a terceirização de atividades (14%).
Prioridades para 2023
Sobre suas prioridades para 2023, 66% dos entrevistados colocaram à frente a necessidade de aprender sobre estratégias de marketing e vendas. Além disso, respostas como capacitar a equipe (43%), ampliar canais de venda (41%), aumentar canais de divulgação (39%), contratar mais ferramentas de e-commerce (18%); também apareceram, entre outras.
Impacto do Cenário Econômico
A respeito do cenário econômico de 2022, de muitos altos e baixos para quem vende online, com a reabertura do varejo físico após o isolamento social, altas na inflação, Copa do Mundo e uma Black Friday com vendas antecipadas, além de eleições e cenário internacional conturbado, garantiram incertezas para os lojistas.
Assim, duas respostas lideram quando se perguntou sobre esse impacto sobre as decisões do e-commerce. De acordo com a pesquisa, com 35% das respostas cada (podendo assinalar mais de uma alternativa), ficaram a limitação das contratações de pessoas e a queda nas vendas. Em seguida, vieram o adiamento da expansão de canais de venda (31%) e a demissão de colaboradores (18%).
Em contrapartida, uma parcela dos respondentes afirmaram ter melhorado suas operações durante o ano e relataram resultados positivos: 33% aumentaram as vendas no período, 27% lançaram novos canais e 18% contrataram novas pessoas.
Novas Ferramentas
Os lojistas também destacaram o interesse em investir em novas ferramentas para auxiliar nos planos de transformações do e-commerce. Nesse caso, a alternativa mais comentada foi a de automações de marketing (45%). Também manifestaram a intenção de aplicar recursos em ferramentas de atendimento personalizado, novos portais de pagamento, nova ferramenta de e-commerce e ERP, sistema antifraude e de segurança e ferramentas para o armazenamento de dados de compra e checkout.
Educação
Para se manter atualizado em 2023, 70% dos respondentes afirmaram que pretender realizar cursos sobre e-commerce e vendas. Além dessa resposta, 62% pretendem frequentar eventos de e-commerce e 31% vão acompanhar notícias em veículos especializados em negócios. Na faixa dos 12% estão os que vão ouvir podcasts sobre o tema e os que vão acompanhar influenciadores.
Perfil dos Lojistas
Entre os que participaram do estudo da Nuvemshop e do portal E-Commerce Brasil, 25% afirmaram trabalhar em um negócio de grande porte, enquanto 31% operam um empreendimento de modelo médio e 21% de tipo pequeno. Em seguida, estão os de empresa individual (EI) e Microempreendedores individuais (MEI), com 10% e 12%, respectivamente.
Por fim, além do porte da empresa, os lojistas ainda comentaram sobre sua relação com o e-commerce, mostrando que 52% operam em um negócio próprio e também em algum marketplace. Em segundo lugar, 27% dos respondentes afirmaram que vendem tanto pelo comércio eletrônico quanto por lojas físicas.
Com portal E-Commerce Brasil
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