terça-feira, 10 de janeiro de 2023

USO DE TECNOLOGIA BIG DATA IMPULSIONA VENDAS EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Pesquisa mostra que 95% dos lojistas da área aumentassem a sua receita

Um estudo divulgado pela Prospecta Analytica, empresa de solução de Big Data (grandes conjuntos de dados), aponta que 95% das lojas de materiais de construção pesquisadas acharam positivo o uso desse conceito. De um universo de dois mil empreendimentos, quase todos apontaram que as vendas cresceram com o uso da tecnologia, ajudando a encontrar oportunidades.

Os dados da pesquisa também mostram o impacto do ambiente digital nos negócios do segmento. De acordo com os resultados, 46% afirmaram que a internet é a primeira opção de pesquisa para orçamento de materiais, seguida de indicação profissional (24%), contatos recebidos (19%) e visitas presenciais às lojas (11%). 

Vale destacar que o incremento do setor de construção civil de 3% em 2022 incidiu diretamente nos dados apresentados pela plataforma, que mostrou que 96% dos entrevistados vendeu algum produto ou serviço on-line nos últimos seis meses. Isso explica o aumento de 38% no consumo do meio digital no setor, quando comparado a 2021. 

Por fim, para os lojistas, a grande dificuldade no processo de vendas, segundo 61% entrevistados, é a prospecção de clientes. A falta de vendedores qualificados, concorrência e preço do produto/serviço também foram apontados como sensíveis no diagnóstico. 

Expectativas para 2023

O mapeamento apontou, ainda, que 83% dos consumidores estão construindo pela primeira vez e 14% investindo na construção para venda ou aluguel do imóvel. Sobre qual a maior dificuldade encontrada na hora de orçar, 84% deles indicou a falta de comunicação e informação junto às lojas e profissionais, o que mostra uma barreira muito grande no relacionamento cliente x fornecedor. 

Para 2023, a pesquisa apontou otimismo dos empresários. Assim, 83% acreditam na estabilidade econômica e no impulsionamento do programa habitacional da casa própria, que em 2022 não progrediu de forma eficiente. Mas, mesmo diante deste cenário, o desenvolvimento do varejo de materiais de construção deve encerrar 2022 com um aumento de 17% em comparação com 2021.  

www.prospectaanalytica.com

Com portal IP News

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