Consumidor está mais atento ás empresas que oferecem esse benefício
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu 72% em 2022. Como parâmetro, no último levantamento realizado, em 2019, esse índice foi de 65%.
Chama a atenção o fato de que, cada vez mais, o pequeno varejista aposta nesse tipo de estratégia para manter o cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021.
Entre as atividades, os super e minimercados ganharam 54 mil lojas, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, 38,7 mil, e vestuário, calçados e acessórios, 28,3 mil. “Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, diz Paulo Curro, diretor executivo da Abemf.
Ele ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, principalmente por ter um contato muito próximo e, às vezes, até diário com seus consumidores. Isso facilita a mudança ou criação de novos benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia dessas pessoas.
“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas”, conclui.
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