quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

PEQUENO VAREJISTA JÁ INVESTE EM PROGRAMA DE FIDELIDADE

Consumidor está mais atento ás empresas que oferecem esse benefício

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu 72% em 2022. Como parâmetro, no último levantamento realizado, em 2019, esse índice foi de 65%.

Chama a atenção o fato de que, cada vez mais, o pequeno varejista aposta nesse tipo de estratégia para manter o cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021.

Entre as atividades, os super e minimercados ganharam 54 mil lojas, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, 38,7 mil, e vestuário, calçados e acessórios, 28,3 mil. “Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, diz Paulo Curro, diretor executivo da Abemf.

Ele ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, principalmente por ter um contato muito próximo e, às vezes, até diário com seus consumidores. Isso facilita a mudança ou criação de novos benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia dessas pessoas.

“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas”, conclui.

www.abemf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário