Objetivo é prepará-los melhor e ainda oferecer um diferencial competitivo
Como parte de seu suporte ao franqueado, a capixaba Getpower Solar oferece um serviço de mentoria, que orienta o concessionário desde a implantação ao pós-venda. O trabalho oferece como novidade a sistematização dos métodos e uma metodologia capaz de encurtar a curva de aprendizado do mentorado.
O objetivo é prepará-los melhor e oferecer um diferencial competitivo frente a todas as outras franquias, que muitas vezes trabalham sempre de maneira parecida. “A figura do mentor é importante para manter o franqueado sempre direcionado para o que realmente deve ser, evitando a perda de tempo com ações que não geram resultado ao franqueado, e é claro, na transferência de conhecimento técnico e comercial”, afirma Victor Peixoto, diretor executivo (CEO) da franquia.
O empresário cita, como exemplo, franqueados que após receberem um resumo sobre tudo o que tinha sido feito comercialmente até aquele momento, conseguiram visualizar, com a ajuda do mentor, que estavam indo na direção errada, comercialmente falando. Logo após recalcular essa rota e com o auxílio individual do profissional, conseguiram evoluir com o negócio.
Victor explica, também, que na Getpower o mentor é responsável por conduzir o processo de transferência de conhecimento da franqueadora para o franqueado. Na chegada do franqueado à empresa o mentor faz uma reunião de definição de projeto (kick-off), onde é apresentado o plano de desenvolvimento, processos pelos quais esse franqueado passará e até onde alcança essa assessoria.
A fase de andamento (ongoing) é composta por um período de estudo e assessoria por dois meses, quando o mentor faz duas reuniões semanais com pautas já pré-definidas. Na de gestão de performance, o mentor tem uma rotina de encontros quinzenais exclusivos com o franqueado, onde serão discutidos os pontos trazidos pelo empreendedor sobre a gestão da franquia.
Por fim, o mentor terá um encontro mensal com os franqueados para discutir estratégia, performance ou algum tema específico apresentado. “Em paralelo, o mentor está disponível em todas as fases para dar apoio na venda de projetos, participar de reuniões estratégicas com contatos estratégicos do franqueado, e também sempre disponível para esclarecimentos e direcionamentos sobre a relação franqueador e franqueado, e também franqueado e mercado”, finaliza Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário