Esse grupo movimentou cerca de R$ 839 milhões com vendas digitais
Um estudo da plataforma de e-commerce Nuvemshop, realizado entre julho de 2022 e setembro de 2023, com lojistas brasileiros de sua base, mostra que no terceiro trimestre de 2023, as pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram cerca de R$ 839 milhões com vendas digitais, um valor 20% superior em comparação ao ano passado, que foi de R$ 699 milhões.
O levantamento também indica que houve um aumento de 22% no número de volumes nos pedidos on-line entre julho a setembro, um valor que passou de 2,7 milhões para 3,4 milhões. Entre os setores que mais faturaram no período, estão: Moda (R$ 297 milhões), Saúde & Beleza (R$ 74 milhões), Acessórios (R$ 57 milhões) e Casa & Jardim (R$ 41,5 milhões): o maior crescimento no período, com um aumento de 62% em relação a 2022.
“Os resultados mostram que os micros, pequenos e médios empreendedores têm um papel muito importante na economia brasileira e que, apesar dos desafios, buscam estratégias criativas e inovadoras para destacarem suas marcas e venderem mais”, diz Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
Os segmentos
Vale destacar que o setor de Moda é o mais explorado pelas PMEs on-line, representando 30% dos negócios. Em seguida vem o de Acessórios (17%) e Casa & Decoração (10%). O levantamento também indicou os tipos de produtos vendidos: 41,5% dos varejistas optaram por trabalhar revendendo produtos nacionais, enquanto 35% têm fabricação artesanal própria.
Com portal E-commerce Brasil
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