A produção acumulada desses produtos teve uma alta de 5,3% no período
Dados da empresa Iemi - Inteligência de Mercado, divulgados em parceria com a Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), mostram que a produção acumulada de artigos para casa cresceu 5,3% no primeiro semestre deste ano, superando a média da indústria de transformação nacional.
Segundo o estudo, essa tendência positiva ganha mais destaque quando se observa o crescimento em termos de faturamento, que atingiu cerca de 6,4% no mesmo período, indicando um cenário promissor para a produção brasileira, impulsionado principalmente pelo aumento das vendas.
No varejo, os artigos para casa apresentaram um avanço entre 4,5% a 5% nos seis primeiros meses de 2024, superando a média nacional e um desempenho modesto observado no Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor.
Para Anderson Passos, diretor-executivo da ABCasa, a recuperação do mercado ocorreu por diversos fatores, entre eles o consumo das famílias brasileiras. Apesar do impacto severo da alta inflação, há sinais de retomada em 2024.
“A normalização da capacidade de consumo das famílias brasileiras é um sinal positivo para o mercado de artigos para casa, especialmente no contexto de um segundo semestre tradicionalmente mais forte em termos de vendas”, afirma o executivo.
Ainda segundo o relatório, e baseando-se no desempenho positivo do período, as projeções para o restante do ano são bastante otimistas. Espera-se que a produção nacional de artigos para casa também cresça entre 4,5% e 5% até o final do ano. Essa melhora deverá ser impulsionada por eventos como a Black Friday, o pagamento do 13º salário e o desejo das famílias de renovar a casa para o fim de ano.
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