Comparação com o mesmo período de 2023 superou oscilação nacional
A Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( PMC/IBGE), revela que o volume de vendas do comércio de material de construção avançou 4,3% no estado de São Paulo no último mês de junho. A comparação, feita contra o mesmo período do ano passado, ficou acima da oscilação registrada em âmbito nacional de +3,9%.
Os números positivos de junho se contrapõem às perdas registradas tanto no sexto mês de 2023 quanto em relação a maio passado. Os bons resultados deste final de semestre também contribuíram para que no acumulado da primeira metade do ano o volume de vendas do setor contasse com um aumento de 3,2%, no estado de São Paulo; e de 2,0%, no país.
“Cabe-nos ressaltar, inclusive, que considerando o período acumulado em doze meses, há um diminuto recuo de 0,1% nas vendas. Este é o registro mais ameno de tal indicador desde abril de 2022, quando o índice de 12 meses passou a ser negativo, o que se mantém até este momento”, ressalta o economista Jaime Vasconcellos.
Segundo Jaime, que é consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), na análise de maio já tinha sido feito um alerta sobre o provável desempenho do PMC nos meses seguintes.
Em sua opinião, essas variações, ora para cima, ora para baixo dos indicadores de resultados mensais, são previsíveis e naturais em um cenário de estabilização do setor, pós “ressaca” do período de grandes avanços registrados durante a pandemia. “A tendência era o retorno do processo de recuperação das vendas de material de construção no estado de São Paulo, e assim ocorreu”.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário