Dois terços dos entrevistados está otimista com o comércio em março
O tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostra que as vendas de material de construção cresceram 6% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Entre os dias 22 e 27 do mês passado, foram ouvidos 530 lojistas do setor de todo o país.
A pesquisa da entidade ainda avaliou a expectativa dos lojistas para março: dois terços dos entrevistados (cerca de 65%) está otimista com o comércio neste mês, bem como com as novas estratégias e diretrizes do novo governo. Para 79% dos associados, o ambiente de negócios melhorará no Brasil.
No comparativo com o mês de janeiro, as vendas do setor apresentaram queda de 4% o que, segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, é explicado por conta do calendário de 2019, que teve o Carnaval no início de março, fazendo com que toda reforma e construção fosse adiada. Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018.
“Em 2018 tivemos faturamento recorde de R$ 122 milhões. Estamos vindo de uma crescente, mas pra gente o ano começa mesmo depois do Carnaval, que é quando as pessoas geralmente voltam a pensar em construir e reformar, porque elas demandam tempo e planejamento”, explica Conz.
O executivo da Anamaco ainda ressalta que o setor já tem um índice positivo: nos últimos 12 meses o acumulado representa 6%. “No bimestre apresentamos 3% de crescimento, na comparação com o mesmo período do ano passado”, completa.
A região sudeste apresentou uma melhora na revenda de revestimentos cerâmicos mas, ainda assim, o resultado foi menor se comparado com janeiro. Ainda conforme a pesquisa, as vendas na região norte cresceram 5% em relação a janeiro.
Em termos de volume, a região também apresentou um desempenho diferenciado: 52% dos lojistas afirmaram que as vendas cresceram 10%, enquanto que para 30% dos associados o movimento subiu até 20%. Já 17% registram um aumento ainda mais significativo, de quase 30% no volume total do que foi comercializado.
Empregos
O tracking da Anamaco apontou, também, que os dados recentes do IBGE, que indicam que há mais de 12 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego, podem mudar no que depender do setor: para 20% dos varejistas, as contratações serão inevitáveis no próximo mês. “O comércio da construção gera milhares de empregos diretos e indiretos”, afirma Conz. “Quanto mais material vendemos, mais emprego e renda geramos. É um círculo virtuoso”, completa.
www.anamaco.com.br
O tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostra que as vendas de material de construção cresceram 6% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Entre os dias 22 e 27 do mês passado, foram ouvidos 530 lojistas do setor de todo o país.
A pesquisa da entidade ainda avaliou a expectativa dos lojistas para março: dois terços dos entrevistados (cerca de 65%) está otimista com o comércio neste mês, bem como com as novas estratégias e diretrizes do novo governo. Para 79% dos associados, o ambiente de negócios melhorará no Brasil.
No comparativo com o mês de janeiro, as vendas do setor apresentaram queda de 4% o que, segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, é explicado por conta do calendário de 2019, que teve o Carnaval no início de março, fazendo com que toda reforma e construção fosse adiada. Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018.
“Em 2018 tivemos faturamento recorde de R$ 122 milhões. Estamos vindo de uma crescente, mas pra gente o ano começa mesmo depois do Carnaval, que é quando as pessoas geralmente voltam a pensar em construir e reformar, porque elas demandam tempo e planejamento”, explica Conz.
O executivo da Anamaco ainda ressalta que o setor já tem um índice positivo: nos últimos 12 meses o acumulado representa 6%. “No bimestre apresentamos 3% de crescimento, na comparação com o mesmo período do ano passado”, completa.
A região sudeste apresentou uma melhora na revenda de revestimentos cerâmicos mas, ainda assim, o resultado foi menor se comparado com janeiro. Ainda conforme a pesquisa, as vendas na região norte cresceram 5% em relação a janeiro.
Em termos de volume, a região também apresentou um desempenho diferenciado: 52% dos lojistas afirmaram que as vendas cresceram 10%, enquanto que para 30% dos associados o movimento subiu até 20%. Já 17% registram um aumento ainda mais significativo, de quase 30% no volume total do que foi comercializado.
Empregos
O tracking da Anamaco apontou, também, que os dados recentes do IBGE, que indicam que há mais de 12 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego, podem mudar no que depender do setor: para 20% dos varejistas, as contratações serão inevitáveis no próximo mês. “O comércio da construção gera milhares de empregos diretos e indiretos”, afirma Conz. “Quanto mais material vendemos, mais emprego e renda geramos. É um círculo virtuoso”, completa.
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