Para a Acomac-MG, pagamento de impostos e férias impactaram o setor
O ano de 2024 começou com resultado negativo para a comercialização de materiais de construção em Minas Gerais. A avaliação é de Wagner Ferreira Mattos, vice-presidente da Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac-MG). Ainda segundo ele, em janeiro deste ano frente igual mês do ano anterior, as vendas tiveram uma queda de cerca de 7%.
Em entrevista ao Diário do Comércio, Mattos destaca que vários motivos colaboraram para o recuo no faturamento, como o comprometimento da renda do consumidor com o pagamento de impostos, além do impacto do período de férias. “O resultado do primeiro mês deste ano ficou praticamente empatado com dezembro de 2023. Dezembro e janeiro são normalmente fracos para a atividade”, observa.
Já fevereiro, até o momento, também não apresentou desempenho positivo em razão do impacto do Carnaval, que fez com que o consumidor preferisse usar os recursos financeiros em viagens ou comemorações típicas da data. O executivo ressalta, porém, que o cenário para a venda de materiais de construção no estado deve melhorar a partir de março. “Depois de anos marcados por dificuldades, o setor está trabalhando com a possibilidade de fechar no azul em 2024”, conclui.
Com portal Diário do Comércio
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