Para 50% dos membros, esse foi o resultado. Já 38% o consideraram bom
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta segunda-feira, 06, a nova edição do Termômetro da Indústria, pesquisa realizada com as lideranças das empresas associadas à entidade. A pesquisa indica que o mês de abril apresentou desempenho “regular” para 50% dos membros, enquanto 38% consideraram o período “bom” e 12%, “ruim” e “muito ruim”.
Considerando maio, a expectativa dos respondentes é de um período “bom” e “muito bom” para 50%. Já para 46%, a expectativa é de “regularidade”, enquanto 4% consideram que será um mês muito “ruim” para os negócios. Sobre as pretensões de investimento no médio prazo (próximos 12 meses), a pesquisa apontou, também, que 71% das indústrias associadas pretendem investir no período.
O número é três pontos percentuais maior que apontado em abril de 2023. Por fim, o nível de utilização da capacidade instalada está em 72% na média das empresas, o que mostra equilíbrio em relação ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 71%.
Geração de emprego
O Termômetro Abramat ainda indica a expectativa do setor em relação ao número de empregados em abril. Para 75% das empresas haverá estabilidade, enquanto 21% consideram que haverá aumento no número de colaboradores, sendo que apenas 4% acreditam que haverá queda.
“Seguimos com um otimismo cauteloso no setor, com muitas expectativas como o julgamento no STF da reoneração da folha de pagamento, que pode impactar todo o ecossistema da construção e discussões no Congresso em relação aos projetos de lei complementar à Reforma Tributária”, observa Rodrigo Navarro, presidente da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário