Apenas 8% não pretendem gastar, e 34% devem comprar algum produto
Em pesquisa inédita, da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo; em parceria com a Score Group, companhia de jornada do consumidor da B&Partnes; 1.450 brasileiros informaram suas intenções de consumo e apontaram como estão se preparando para a Black Friday, no próximo dia 26.
“No comparativo de 2020 e 2021, houve um aumento entre as intenções de compra em 5%. Isso mostra um pouco mais de otimismo com as ofertas, mas também há muitos brasileiros que ainda estão indecisos e duvidosos quanto ao desconto ser real”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo.
Segundo o levantamento, 29% dos brasileiros afirmaram não terem comprado na Black Friday 2020. Para a edição de 2021, apenas 8% não pretendem gastar, e 34% têm interesse em comprar algum produto durante a campanha. Além disso, a menos de um mês da promoção, ainda há 45% que estão indecisos.
Com a internet permanecendo como o grande player de compras para a data, 75% dos brasileiros querem fazer as compras por meio de e-commerce com entrega em casa e 9% vão comprar no formato pick-up, sistema que permite a retirada na loja física. Com maior flexibilização da pandemia, 22% pretendem ir até uma loja física para adquirir seus produtos, enquanto 17% ainda não decidiram.
Para 70% dos consumidores, a Black Friday oferece benefícios e eles observam que os descontos agressivos são o grande chamariz; 40% veem oportunidade para fazer comparações entre muitos produtos em promoção; 33% querem a chance de compras com frete grátis; 15% pensam em acessar marcas caras; 7% analisam as possibilidades de cashback.
Vale destacar que o estudo ainda mostra que é importante observar que para 1% dos consumidores a campanha é uma enganação e que, embora sejam anunciadas promoções, as ofertas são ilusórias. Eles acreditam que nos dias que antecedem a ação, os preços são aumentados, dando a falsa impressão de vantagem.
Por fim, a pesquisa mostra que 6% dos brasileiros economizaram durante a pandemia e estão se preparando para uma grande compra. Para 3%, a conclusão é de que a Black Friday fica melhor a cada ano. Sobre os gastos, eles deverão ser a partir de R$ 50. Do total, 50% pretendem gastar a partir de R$ 500; 20% vão destinar de R$ 250 a R$ 500; 15% usarão entre R$ 150 e R$ 250; e 6% pretendem ter um gasto menor, de R$ 50 a R$ 150.
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