B2W e Via foram as empresas que mais desagradaram os consumidores
Até a última segunda-feira, 29, o Procon-SP recebeu 703 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday deste ano. A empresa B2W, que inclui Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas, responde por 107 casos (15% das queixas). Já a Via S/A, responsável pela Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com, por 96 (14%).
As demandas mais recorrentes no período foram: atraso ou não entrega (174 reclamações, 25% do total); pedido cancelado após a finalização da compra (162 reclamações, 23% do todo); mudança de preço ao finalizar a compra (79 ou 11% da totalidade); maquiagem de desconto (77 ou 11% do total); e produto ou serviço indisponível (75 ou 11% do todo).
Nas redes sociais, o Procon-SP teve 457 consultas e pedidos de orientação sobre o tema. No mesmo período e horário do ano passado, o Procon-SP havia registrado um total de 1.107 atendimentos (726 reclamações e 381 consultas e orientações nas redes sociais) relacionadas à data promocional.
“Neste ano, o número de reclamações manteve-se estável, com leve aumento de 3%. Muitos consumidores consultaram o Procon-SP, o que demonstra que as pessoas estão mais cautelosas antes de fechar suas compras e se precavendo de eventuais golpes”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do órgão.
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