Os dados divulgados constam do Indicador de Atividade do Comércio
As vendas do varejo físico brasileiro apresentaram uma queda de 1,8% durante o final de semana da Black Friday 2021, de 26 a 28/11, em comparação com o evento do ano anterior, de 27 a 29/11. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio, da Serasa Experian.
Ele também mostra que o índice sazonal registrou sua primeira baixa em toda a série histórica, que foi iniciada em 2017. No ano de 2020, a movimentação do comércio nesse período teve um crescimento de 6,1%.
Frente a outras datas que também são significativas para as vendas do comércio, como Dia das Crianças (2,3%), Dia dos Pais (6,2%), Dia dos Namorados (13,7%) e Dia das Mães (6,0%), o final de semana de Black Friday neste ano teve o pior desempenho, sendo o único a amargar retração.
Durante a semana em que os consumidores puderam aproveitar os descontos de Black Friday (22 a 28/11/2021), feita a relação anual com igual recorte de tempo (23 a 29/11 de 2020), o cenário também foi de baixa, essa de 3,7%.
“O alto nível de desemprego e o encarecimento da taxa Selic e de uma grande variedade de produtos, fruto da inflação, continuam abalando a disposição de compra das pessoas, que precisam se precaver e investir somente em itens que são fundamentais, reduzindo a compra de supérfluos", destaca Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Com portal E-commerce Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário